A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba seguiu na manhã desta quinta-feira (05) com os atos cívicos alusivos aos 197 anos da Independência do Brasil, que será comemorado no sábado, dia 07.

Desta vez quem fez a apresentação foram os alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Deputado Fabiano Braga Cortes. Os alunos da professora Odalziza de Proença Rodrigues fizeram a apresentação do tema “O Brasil me Encanta”, onde apresentaram as diversidades culturais das cinco regiões do país e também cantaram a música “Eu te amo meu Brasil”, composta pelo cantor Dom, da dupla Dom e Ravel.

O evento começou com a execução Hino Nacional e do Hino da Independência e os hasteamentos das bandeiras do Brasil, feita pelo prefeito Dr. Márcio Matos; do Paraná, hasteada pela vice-prefeita, Rita Mara Araújo e a de Telêmaco Borba, feita pela secretária municipal de Educação, Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro.

Em seu discurso, Dr. Márcio fez um paralelo entre a Pátria e as nossas responsabilidades. “Nós temos responsabilidades com todos, desde crianças até os idosos e estamos fazendo nosso papel para uma pátria melhor. Nós temos que pensar na pátria, começando pela nossa casa, nossa rua, nossa cidade, pois é isso que compõem um país. Nós temos que assumir o compromisso de hoje sermos melhores que ontem, para que saibamos respeitar as diferenças e tenhamos uma convivência pacífica”, comentou.

A vice-prefeita, Rita Mara Araújo, pediu as pessoas reflitam nessa semana sobre o nosso país. “Que tenhamos um país livre para ideias, expressões, para atuar. E na nossa administração vemos isso, o respeito às diferenças, um olhar acolhedor e social, que faz um país melhor”, opinou, parabenizando a atual gestão.

A secretária de Educação agradeceu a presença de todos e ressaltou o ato cívico que comemora os 197 anos de Independência. “Essa data importante quando Dom Pedro I bradou ‘Independência ou Morte!’ Que nós não deixemos de refletirmos sobre ser uma nação independente”, finalizou.