A Prefeitura continua as comemorações em alusão à Semana da Pátria e aos 197 anos da Independência do Brasil. Na quarta-feira (04), pela manhã, em frente ao Paço das Araucárias, foi realizado mais um ato cívico, onde dezenas de crianças das escolas municipais Mãe do Perpétuo Socorro e Terezinha de Jesus Barreto Cunha participaram do evento e fizeram apresentações.

O evento começou com a execução Hino Nacional e do Hino da Independência e os hasteamentos das bandeiras do Brasil, feita pelo prefeito Dr. Márcio Matos; do Paraná, hasteada pelo vereador Gilson dos Santos Pereira e a de Telêmaco Borba, feita pela secretária municipal de Educação, Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro.

Em seu discurso, o prefeito relembrou de quando era estudante e comemorava a Independência. Ele fez um paralelo de como as condições da educação avançaram. “Quando era estudante não tinha uniforme, nem tênis. Quem era rico tinha mais, mas quem não era usava uma alpargata que quando chovia sujava de barro. Hoje não. Hoje as crianças têm uniforme, tênis, uma boa merenda. Hoje os filhos dos ricos e dos pobres na Rede Municipal de Ensino tem condições iguais”, afirmou.

Dr. Márcio também mostrou sua preocupação com o futuro e falou que tem feito para melhorar a vida das crianças. “Nós estamos melhorando as escolas, reformando. Logo vocês serão adultos e terão responsabilidades. Nós lutamos para que vocês sejam melhores que nós, que os seus filhos e netos são melhores. Que a cada 07 de setembro possamos ter condições melhores, pois isso é progredir. Nós temos que investir em melhores escolas, pois sem educação, nosso país nunca será exuberante”, discursou, fazendo um agradecimento especial a todas as professoras do município pelo grande trabalho que desenvolvem.

A secretária de Educação também falou sobre a data. “Essa é uma ação nobre de civismo que referencia à Independência. Ele alude ao gesto de coragem de Dom Pedro I. Nós estamos rumo aos 197 anos de Independência e devemos lutar sempre por uma pátria livre e independente. Não podemos deixar que tirem a nossa liberdade”, afirmou.

A cerimônia seguiu com a apresentação da turma do 5º ano A, da Escola Municipal Mãe do Perpétuo Socorro, da professora Eliane Monteiro dos Santos. Eles apresentaram a música “Eu Te Amo Meu Brasil”, composta pelo cantor Dom, da dupla Dom e Ravel, e regravada pela banda Os Incríveis, que fez sucesso na década de 1970.

Na sequência, os alunos do 5º ano A, da Escola Municipal Terezinha de Jesus Barreto Cunha, da professora Tamara Noá Misael, fizeram uma encenação teatral referente à Independência do Brasil e cantaram a música “Pátria Amada”.