Os alunos do 4º ano A e B da Escola Municipal Castro Alves fizeram um verdadeiro resgate da história e da cultura de Telêmaco Borba. Supervisionados pelas professoras Vanessa Pereira de França Marcoski e Cléo Costa Almeida, pela diretora Ana Tuczynski de Oliveira e a coordenadora Solange Aparecida de Oliveira, os estudantes pesquisaram a fundo a vida e carreira do compositor Serafim Colombo Gomes, o Gomarábica. E exibiram o trabalho no projeto Sons da Nossa Terra, que foi apresentado na sexta-feira (30).

A professora Vanessa explicou que o projeto foi pensando no início do ano, fruto de dificuldades no relacionamento entre os alunos. “Acontecia porque alguns meninos cantavam músicas depreciativas em relação as meninas, que se ofendiam e isso gerava um conflito”, comentou a educadora, que a partir daí procurou soluções para esse problema.

Ela contou que pesquisou e notou que a música era o caminho para alcançar os objetivos. “Porém eu queria trabalhar com um artista que fizesse parte da nossa história. Foi quando meu esposo, Luiz Adriano, me sugeriu trabalhar o Gomarábica”, explicou, comentando que desconhecia o artista.

Cipa e Pedro Pires
Cipa e Pedro Pires

Vanessa convidou então a professora Cléo para participar do projeto. Ela começou as pesquisas, na internet, museu e principalmente, com conhecidos do Gomarábica. “Na internet e no museu não encontrei material suficiente para o quê eu queria. Então perguntando aqui e ali comecei a encontrar alguns amigos do Goma, como por exemplo o radialista Orlando Galvão que me ajudou muito, porque além de ter trabalhado com o Goma também era seu compadre” contou.

A partir dessas informações, a professora encontrou a filha dele, Cileide, e a esposa, Leide, que forneceram várias fotos e informações sobre o Gomarábica. “Com tudo isso em mãos comecei o projeto. Os alunos a princípio estudaram a biografia, escutaram algumas músicas que ele compôs. Depois representaram com desenho partes da música poeira, aprenderam sobre instrumentos musicais, confeccionaram instrumentos com material reciclável junto com suas famílias”, comentou, frisando que eles aprenderam a arte da xilogravura (arte e técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira).

Ela conta que no projeto, os alunos ainda pesquisaram sobre a música sertaneja e alguns cantores. Confeccionaram cartazes representando a música Poeira. “Aprenderam que independente do estilo musical o importante de uma música é a letra”, opinou.

Bira e Emerson

Os alunos também fizeram atividades externas, como uma visita à rádio Capital do Papel, onde gravaram vinhetas e conversaram com os locutores. Eles conheceram a rua Serafim Colombo Gomes, no centro, e participaram do Gomarábica kids. “Os alunos das outras turmas também participaram. Eles podiam escolher uma música para cantar se apresentar para os demais colegas”, contou Vanessa.

A professora contou, que sua colega Cléo, que a acompanhou em todo o projeto, também trabalhou as estruturas de música, ritmo e intensidade. “Um dos objetivos era aproximar a arte musical e todos os aspectos que a constitui da vida do aluno”, comentou.

Durante o projeto foi trabalhado com o gênero textual e-mail. “Nós aprendemos sobre sua estrutura e finalidade e enviamos um e-mail para os artistas Sérgio Reis e Daniel que também gravaram a música Poeira”, explicou. 

Por fim, a professora considerou bastante positivo o trabalho, e disse que ele mudou as atitudes dos alunos. “Eu achei maravilhoso, ensinei e aprendi com o projeto. Meus objetivos, a princípio, eram estimular o gosto musical, a cognição, a memória, a concentração e acabar com os conflitos, mas os alunos foram muito além, hoje eles pedem para escutar músicas durante a realização das atividades em sala, são gentis com as meninas se interessam por ritmos diferentes e também composições”, finalizou.

SONS DE NOSSA TERRA

Os alunos premiados receberam medalhas e troféus pelas mãos do Prefeito Municipal, secretária de Educação e demais professoras.

Em sua fala, o prefeito Dr. Márcio Matos parabenizou a iniciativa das professoras da Escola Castro Alves, Gomorábica foi um grande artista reconhecido nacionalmente, nós enquanto municipalidade, temos o dever de resgatar e conservar a memória do mesmo.

A Secretária Municipal de Educação Rosemeyre parabenizou todos os envolvidos no projeto.

Na noite de sexta-feira (30) os alunos e seus familiares puderam assistir apresentações musicais de artista de nossa terra, primeiro a dupla Cipa e Pedro Pires , na sequência Bira e Emerson, Jean e Mariane e para finalizar com uma grande surpresa, os próprios alunos cantaram afinados o grande clássico POEIRA.

GOMARÁBICA

Serafim Colombo Gomes, mais conhecido pelo pseudônimo Gomarábica, foi um humorista, radialista e compositor brasileiro, que contribuiu com a música regionalista brasileira, fazendo sucesso nas décadas de 1960 e 1970. É o autor do sucesso Poeira, além de outras composições.

Após se apresentar no circo em diversas cidades do Brasil, muda-se para o estado do Paraná e fixa-se residência em Telêmaco Borba. Inicia-se então os trabalhos como radialista na Rádio Sociedade Monte Alegre.

A composição de autoria de Serafim Colombo Gomes e Luis Bonan, foi premiada por vencer o "1° Festival de Música Sertaneja” promovido pela Rádio Nacional de São Paulo, em 1968. Esta música foi cantada primeiramente pelo Duo Glacial, uma dupla de cantores paulistanos de música sertaneja. Essa canção foi então também gravada por Sérgio Reis e foi utilizada ainda na abertura do filme O Menino da Porteira, filmografia de grande sucesso na época. Posteriormente foi gravada e regravada por inúmeros artistas como Raimundo Fagner, Xavantinho, Sérgio Reis, Pena Branca, Inezita Barroso, Chrystian & Ralf, Daniel, entre outros.

Ele chegou a ser candidato a vereador no município de Telêmaco Borba, no Paraná, ficando como suplente.

Por uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, criou-se o Projeto Gomarábica com o intuito de incentivar e valorizar os artistas locais. Foi implantando também o Festival Gomarábica, com periodicidades anuais, buscando promover a música regional, a competição entre artistas, premiando assim os melhores classificados com o Troféu Gomarábica.

 

Faça seu comentário!