A Prefeitura Municipal realizou na manhã de segunda-feira (02), em frente ao Paço das Araucárias, um evento em alusão a Semana da Pátria e a Independência do Brasil, comemorada no dia 07 de setembro.

Durante toda a semana as instituições da rede municipal de ensino farão apresentações alusivas ao dia 07 de setembro. Neste ano, o tema foi pensado com o intuito de elevar o civismo e mostrar a importância de uma prática educativa que considera a criança como ser ativo, compreendendo-se como cidadão crítico e atuante na sociedade. Por isso consideramos que: “a real independência de um país se faz através da democracia e educação”.

O evento foi marcado pelo hasteamento das bandeiras feitas pelo prefeito, Dr. Márcio Matos, que hasteou a bandeira do Brasil; pelo vereador Mário César Marcondes, que hasteou a bandeira do Paraná; e pela secretária municipal de Educação, Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro, que hasteou a bandeira de Telêmaco Borba.

O evento alusivo à Semana da Pátria teve a apresentação dos alunos da turma de 3 anos do CMEI Tarsila do Amaral. Sob a regência das professoras Rose Laine Silva de Paula e Sthefanny Cazassa, as crianças cantaram a música Motivos Para Sorrir, que fala dos direitos das crianças, baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em seu discurso, o prefeito, se mostrou preocupado com o futuro das crianças e falou dirigindo-se a elas. “Nós temos uma grande responsabilidade aqui ao lado, de tornar o Brasil um país mais poderoso, igualitário e ético. Queremos que nossas crianças se desenvolvam culturalmente, para que sejam melhores que nós e possam fazer a revolução que não conseguimos. Em 197 anos de independência, se olharmos de maneira crítica evoluímos pouco, e essas crianças são a nossa esperança de um futuro melhor”, comentou Dr. Márcio.

A secretaria de Educação agradeceu à coragem das pessoas que lutaram pela independência do país e pela nossa democracia. Ela lembrou dos 197 anos da data declarou: “Nós conquistamos essa liberdade. Não podemos deixar que nos retirem”.