Cerca de 700 professores, diretores e funcionários das escolas municipais de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira estiveram reunidos na última sexta-feira (23), no Centro Betel em Telêmaco Borba,  no primeiro evento de sensibilização da fase municipal do programa Klabin Semeando Educação, que tem como objetivo auxiliar na gestão escolar e contribuir com a melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Para promover o engajamento dos participantes, foi apresentada a palestra “Gestão da sala de aula – Construindo caminhos para uma aprendizagem significativa” pelo professor da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Júlio César Furtado dos Santos, doutor em Ciências da Educação, Mestre em Educação e Psicopedagogo.

Participaram do evento o prefeito de Telêmaco Borba, Dr. Marcio Matos, a secretária municipal de Educação, professora Rosimeyre Barbosa Siqueira e o chefe de Gabinete, Wanderley Carneiro.

Desenvolvido em parceria com a Interação Urbana, consultoria técnica especializada em gestão pública e educacional, o Klabin Semeando Educação deve atingir 65 escolas, cerca de mil professores e 11 mil alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da região. Em sua primeira fase, dedicada às escolas estaduais, houve uma evolução média de 23% no Ideb dos municípios contemplados – crescimento maior do que a média do Paraná e do Brasil.

“É importante reforçar, nesse momento, essa parceria que une professores, funcionários, servidores públicos em geral e a iniciativa privada, trabalhando no sentido do que se tornou um consenso sobre o que o país mais precisa: a educação. E esse compromisso está descrito na Política de Sustentabilidade da Klabin”, afirma Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

O projeto visa preparar os alunos para lidar com os desafios do mercado globalizado - objetivo que exige uma educação pública equitativa, inclusiva e de qualidade. Para isso, propõe o desenvolvimento de competências para gestores educacionais e escolares e mobilização social em prol da educação, ações que devem resultar na melhoria da aprendizagem dos alunos. O projeto apoia-se na constituição de um Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), pelo qual as redes municipais podem buscar soluções colaborativas para seus diferentes problemas de ensino e aprendizagem.

“Trabalharemos a gestão escolar, formação de educadores e boas práticas pedagógicas, além de ter um olhar sobre a estrutura física de cada escola, com o propósito de trabalhar o papel do gestor na escola, mas também de formar professores para trabalhar nas áreas de conhecimento”, destaca Mauro Zanin, sócio da Interação Urbana.

“Já participamos deste projeto anteriormente, quando o Semeando Educação foi realizado junto à rede estadual, o que foi ótimo. Nossos índices aumentaram, assim como a nossa visão sobre a gestão escolar. Na época, foram atendidas escolas das mesmas cidades, o que gerou um aumento do rendimento dos alunos e estabeleceu perspectivas do que poderíamos melhorar e desenvolver dentro de nossas escolas estaduais”, atesta Gisele Fabrício Carneiro Vieira, assistente técnica do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba.

Sobre o projeto

O projeto Semeando a Educação foi implantado, inicialmente, nas escolas estaduais, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Aplicado em 31 escolas de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú, beneficiou mais de 11 mil estudantes do 6º ao 9º ano. Os resultados foram muito positivos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação), mostrou que houve, entre 2015 e 2017, evolução nos três municípios: Telêmaco Borba (41%), Imbaú (16%) e Ortigueira (13%).

Fonte - Assessoria de Imprensa – Klabin