Quatro turmas de cursos técnicos subsequentes EaD oferecidos pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) em parceria com a Prefeitura de Telêmaco Borba realizaram o encerramento no dia 23 de agosto.

Aproximadamente 80 alunos se formaram nos cursos técnicos em Administrativo e Logística, Meio Ambiente e Serviços Públicos.

A apresentação dos trabalhos de conclusão foram organizados pelos professores Antonio Marques e Crislaine Ribeiro começando pelos alunos do Curso de Administrativo e Logística, na sequência Meio Ambiente e finalizando as apresentações Serviços Públicos.

Para os professores orientadores das turmas, as ações desenvolvidas pelos alunos demonstraram a desenvoltura e o interesse dos alunos pelas áreas escolhidas.

“A concretização do projeto foi satisfatória e posso dizer que crescemos todos. Não apenas profissionalmente mas como cidadãos conscientes e mais humanos. Era para ser apenas um trabalho de conclusão de curso, mas acabou sendo muito mais como pudemos observar durante as apresentações. Muito orgulho de nossos alunos”, disse a professora Crislaine sobre os trabalhos de suas turmas.

Para o professor Antonio Marques a conclusão trouxe a sensação do dever cumprido. “Finalizo o trabalho à frente das minhas turmas muito satisfeito, principalmente pelas as respostas que meus alunos deram ao longo de todo o período dos cursos”, ressaltou o professor.

Participaram da solenidade as professoras Édina Ferreira da Silva (responsável pelo Polo UAB), a secretária municipal de Educação Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro e Alexandre Santos, responsável técnico por parte da Prefeitura junto à parceria com o IFPR.

O momento foi de felicitações aos formandos de incentivo aos alunos para que continuem os estudos. Agradecimento aos professores que atuaram frente aos cursos e o desejo da continuidade ao projeto/parceria.

Cursos

Administrativo e Logística – Orientados pela professora Crislaine Ribeiro, o trabalho foi de análise do espaço e posteriormente confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis para contemplar alunos da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva, que estavam fazendo uso do prédio (do Polo UAB), em razão da reforma em seu colégio. As atividades, além de beneficiar as crianças, ainda contribuiu para conscientização em relação ao meio ambiente e reaproveitamento de materiais recicláveis. A atividade contou com anuência da diretora professora Luciane Aparecida Heneberg dos Santos e da coordenadora pedagógica Ana Maria Pagano de Mello (responsáveis pela Escola).

Meio Ambiente – Orientados pelo professor Antonio Marques, os alunos como trabalho de conclusão promoveram a revitalização do Parque Municipal do Rio Tibagi, no sábado 13 de julho de 2019, realizando catação de lixo ao longo do mesmo, limpeza, higienização e pintura do abrigo.

Serviços Públicos – Também orientado pelo professor Antonio Marques, os alunos formandos em Serviços Públicos percorreram as adjacências do Parque Municipal do Rio Tibagi, no dia 20 de julho, promovendo conscientização socioambiental junto à comunidade ribeirinha local, numa ação complementar à realizada pela turma anterior.