Aconteceu no dia 5 de junho, as 19h na Câmara Municipal de Telêmaco Borba a Roda de Conversa referente a SAM-2019 Semana de Ação Mundial com o mote “Educação: já tenho um Plano! Precisamos falar do PNE e do PME”.

Essa ação foi realizada pelo Conselho Municipal de Educação (CME) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e com o Fórum Municipal de Educação (FME), com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação.

A Roda de Conversa contou com a participação da professora Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro, secretária Municipal de Educação, Ezequiel Ligoski Betim, presidente da Câmara de Vereadores, professor José Reinaldo Antunes Carneiro, coordenador do Fórum Municipal de Educação, professora  Claudia Cristina de Oliveira Gomes, presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Elaine Aparecida Bueno Lopes, presidente do FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação, professora Giselle Aparecida de Oliveira, presidente do Conselho da Alimentação Escolar e professora Édina Medalia, secretária do Conselho e Fórum Municipal de Educação, que realizou a mediação da roda. Participaram também diretores, coordenadoras pedagógicas, professoras das instituições públicas municipais e particulares de ensino, representantes de professores do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus de Telêmaco Borba, gestores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação e representantes do Poder Legislativo.

A Semana de Ação Mundial é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, coordenada Pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Durante essa semana toda a rede Municipal de Ensino (Escolas e CMEIs) estão realizando uma mobilização envolvendo os alunos de todas as etapas e modalidades de ensino, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da educação. Essa ação antecede a VIII Conferência Municipal de Educação que acontecerá no mês de setembro para avaliação do Plano Municipal de Educação 2015-2025: Educação de Qualidade da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Assim, a SAM brasileira está dedicada ao monitoramento da implementação do PNE-Plano Nacional de Educação, que é o nosso principal caminho para que toda a população brasileira possa ter acesso à uma educação de qualidade da creche à universidade.

Fotos (Guto Kosx) - Roda de Conversa realizada na Câmara Municipal referente a Semana de Ação Mundial- SAM 2019.