As professoras do CMEI Vinícius de Morais vêm trabalhando sobre os elementos da natureza e suas contribuições para o desenvolvimento neurológico infantil. A ideia do trabalho surgiu após as professoras Eliane e Valdinéia, da turma de lactentes A, perceberem o excesso de cuidados de algumas famílias em relação aos bebês, que estava atrasando o seu desenvolvimento sensorial, criativo e perceptivo. “Percebemos que algumas crianças se recusavam a pisar descalças na grama, não aceitavam o contato com a terra e até ao perceberem que estavam saindo brincar ao ar livre, demonstravam medo e insegurança”, contaram as professoras.

Em diálogo com a Coordenação Pedagógica, as professoras realizaram reflexões das formações oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, que direciona na teoria Histórico Cultural, e então planejaram atividades com possibilidades de instigar as crianças a participar de brincadeiras ao ar livre, sem receio de se sujar explorando espaço e o meio.

As atividades foram desenvolvidas na semana de 15 a 19 de abril, onde todas as crianças foram encorajadas a participar. Segundo as professoras, de início a grande maioria apresentou resistência ao contato com os recursos disponibilizados, protestando com choro, porém após intervenção das professoras com falas de incentivo e apoio todos brincaram.

Também foram realizadas atividades com tintas feita com amido milho e corante comestível, a qual foi preparada pelas professoras para que as crianças utilizassem para deixar suas marcas na cartolina, experimentando não somente o contato com as mãos para carimbar, mas também em várias partes do corpo, como pernas, pés, boca.

As professoras alegaram que o contato com os elementos da natureza é essencial para o desenvolvimento humano e que brincar livremente, na lama, sentir a água e a terra são uma experiência divertida capaz de proporcionar uma série de benefícios físicos, sociais e emocionais.

As professoras perceberam também que ao brincar com tinta e barro sem regras pré-definidas, a criança tem a oportunidade de desenvolver a capacidade de formar ideias, resolver problemas e pensar criticamente.