Uma iniciativa do CMEI Vinicius de Moraes, tem estimulado as crianças a desenvolverem uma alimentação saudável e estimular o gosto por frutas, verduras e vegetais. As crianças da Turma de 3 anos D do CMEI participaram de atividades relacionadas à alimentação saudável.   

O projeto foi idealizado pela professora Cláudia Borges, a coordenadora pedagógica Simoni Rosane do Amaral e a nutricionista Francine Pacholok.

A ideia surgiu nos primeiros dias de fevereiro, quando a professora observou que os alunos da turma não apreciavam frutas e verduras. Ela então iniciou um trabalho para estimular as crianças a experimentar e, aos poucos, degustar alimentos oferecidos no cardápio da instituição, o qual já é organizado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba.

A preocupação da professora Cláudia se deu por estar mais de 8 horas com as crianças e perceber que alguns rejeitam alimentos saudáveis, que contribuem para a saúde. A partir desta observação, pensou na organização do planejamento com atividades que possam estimular o hábito da alimentação saudável.

As primeiras atividades foram com fantoches e histórias relacionadas ao tema, outros momentos com manuseio de frutas e verduras, explorando as formas, texturas e sabor.

No decorrer dos dias trabalhados algumas receitas foram sendo propostas e as crianças aderiram ao novo paladar. Logo a nutricionista, Francine Pacholok, participou de uma aula no CMEI apresentando a pirâmide alimentar, realizou brincadeiras que auxiliam as crianças a perceber os alimentos funcionais. As experiências foram gratificantes e as crianças foram receptivas.

O projeto foi estendido para um passeio na cozinha funcional da nutricionista. Na cozinha funcional as crianças aprenderam sobre alguns alimentos, seu manuseio, a preparar uma pizza funcional de brócolis, sorvete de banana e suco de melancia.

De acordo com a coordenação do CMEI, a atividade na cozinha funcional foi muito saborosa, as crianças manipularam os alimentos, ajudaram no preparo, enquanto aguardava a pizza ficar pronta, observaram os diversos temperos da horta. Ainda ganharam mudas de alface para colocar na horta que está sendo organizada no CMEI.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba