Apoiado pela Klabin, o projeto Villa-Lobos para Todos incentiva o desenvolvimento musical nas cidades.

Na última semana de abril, a Klabin reuniu cerca de 160 pessoas, entre educadores e estudantes de instituições municipais de ensino de Telêmaco Borba e Ortigueira, para oficinas de musicalização do projeto ‘Villa-Lobos para Todos’, apoiado pela empresa.

O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento sobre as variações musicais a partir de ritmos, timbres e a altura de notas, por meio de dinâmicas em grupo e oficinas de música. Ao aprofundar o estudo desses elementos, os educadores poderão utilizar a música no cotidiano com seus alunos sem a exigência de uma especialização.

A regente e coordenadora do projeto, Dani Mattos, comentou que as oficinas servem para suprir uma carência que existe na rede pública de ensino. “O ‘Villa-Lobos para Todos’ introduz um método de que as aulas precisam ser dinâmicas e participativas, trabalhando elementos essenciais da música”, completou.

As oficinas utilizam o método “Guia Prática” do reconhecido compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e propõem momentos em que os participantes cantam canções infantis nacionais, em arranjos do compositor. Uma das premissas do projeto é a inclusão e a acessibilidade, dessa forma, as oficinas contaram com tradução em libras e ambos os locais foram adaptados para todos os participantes.

Para a educadora da Escola Professora Maria Emília Steiger, Luciana Messias de Paula, as atividades aprendidas servirão como base para as próximas aulas. “Já tenho tudo aqui na minha cabeça para passar. Descobri que no mundo da educação, a música serve para integrar todos”, acrescentou.

Fonte - Assessoria de Imprensa – Klabin

Faça seu comentário!