A celebração da Páscoa marcou momentos especiais para a Administração Municipal e para os mais de 7,9 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Telêmaco Borba. O prefeito Dr. Marcio Matos e a secretária municipal de Educação Rosimeyre Barbosa Siqueira, fizeram nesta quinta-feira, 18, a entrega simbólica de um kit de doces às crianças.

A entrega aconteceu, pela manhã, na Escola Municipal do Campo Santos Dumont em tempo integral que tem na direção a professora Daniele Altino de Morais, e a tarde no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Vinícius de Moraes, bairro Bela Vista, sob a direção da professora Olívia Pereira.

No momento da entrega dos doces as crianças, o prefeito se emocionou. “Esses momentos remetem a minha infância e a importância da família ao nosso lado. É por estas razões que confiamos na educação como uma fonte inesgotável para o desenvolvimento humano. Uma feliz Páscoa a nossa população de Telêmaco Borba”, frisou o prefeito.

Os valores culturais e cristãos da Páscoa foram enaltecidos pela secretária de Educação, professora Rosimeyre. “Eu disse as crianças, aos nossos alunos, o  quanto é importante a oração, ao acordar, nas refeições e antes de dormir, para que Jesus torne a vida delas ainda mais doce que o chocolate que elas receberam”.

Alunos das 38 instituições da Rede Municipal foram beneficiados com a ação de  Páscoa, sendo 23 escolas e 15 CMEIs, beneficiando alunos de Educação infantil, fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O kit, padrão para todos os alunos, é composto por bombons de Sonho de Valsa e bis, pipoca doce, coelhinho de chocolate, goma, pirulitos e balas.

A Páscoa na Escola é uma tradição de muitos anos . Em 2019, a  Prefeitura aplicou o valor de R$ 67.959,00, recursos livres da Educação, para a compra dos produtos.

A Distribuição dos Kits de Páscoa para a  Rede Municipal de Ensino atendeu a alunos de CMEIs  (0 a 3 anos) , Educação Infantil  (4 e 5 anos), Ensino Fundamental (6 a 12 anos), EJA – Educação de Jovens e Adultos (a partir de 15 anos)  e APAE, total de  7.957 alunos.

Significado da Páscoa - Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã.

Foto - Prefeito Dr. Marcio Matos e a secretária de Educação de Telêmaco Borba fazem a entrega simbólica dos Kits de Páscoa para os alunos da Rede Municipal de Ensino.