O Conselho Municipal de Educação (CME) reuniu-se no dia 28 de fevereiro para a primeira reunião ordinária do ano. A reunião teve como pauta: leitura e votação da ata da sessão anterior; Planejamento das Ações do CME para 2019 e Eleição para presidente e vice-presidente do CME (Gestão 2019-2020).

A eleição aconteceu por aclamação, em decisão pelos membros conselheiros do Conselho Pleno, assumiu como presidente a conselheira Claudia Cristina de Oliveira Gomes (representante do SINDSERV) e como vice-presidente a conselheira Tania Maria Gomes (representante da Educação Básica da rede Estadual de Ensino).

Entre as ações previstas para o ano de 2019, o Conselho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Fórum Municipal, realizará a VIII Conferência Municipal de Educação que irá discutir e avaliar o Plano Municipal de Educação 2015-2025: Educação de Qualidade da Educação Infantil ao Ensino Superior.

O Conselho segue com as reuniões definidas e aprovadas em calendário para as Câmaras Técnicas da Educação Infantil e Ensino Fundamental para Análise dos Processos referentes às Instituições de Educação Infantil dos Centros de Educação Infantil e das Escolas e CMEIs de sua jurisdição. As Câmaras Técnicas darão continuidade nos estudos e elaboração das Instruções Normativas e Deliberações para as modalidades de ensino.

Esse ano será realizado também  o estudo e o acompanhamento do Referencial Curricular do Estado do Paraná-BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que orientará a implementação e a (re) elaboração do PPP –Projeto Político Pedagógico de todas as Instituições da rede municipal e a adequação ao Regimento Escolar para execução a partir de 2020.Essa é uma importante ação que permite o exercício da Gestão Democrática pelos atores das escolas bem como o acompanhamento e os projetos desenvolvidas pelas instituições.

 Foto -  A Presidente do Conselho Municipal de Educação, gestão 2019-2020, a conselheira Claudia Cristina de Oliveira Gomes (à direita) representante do Sindserv e a vice-presidente, a conselheira Tania Maria Gomes (à esquerda), representante da Educação Básica da rede Estadual de Ensino).

Faça seu comentário!