Iniciativa da Klabin realizada em sete municípios capacitou professores para trabalharem os temas em sala de aula

A missão de compartilhar conhecimentos sobre a destinação correta de resíduos sólidos e desenvolver a consciência ambiental ainda na infância atingiu 14 mil alunos da rede municipal de ensino, em sete municípios do Paraná, onde o Programa Caiubi passou em 2018.

O Caiubi é uma iniciativa da Klabin que capacita professores para disseminar conceitos de ecologia e sustentabilidade, além de contribuir com a formação dos estudantes.


Em uma edição inédita, o programa, que há 18 anos é desenvolvido em Telêmaco Borba, aplicou sua metodologia também nos municípios de Ortigueira, Imbaú, Reserva, Tamarana, Tibagi e Ventania, aliando teoria à prática sobre gestão e destinação de resíduos sólidos.

Mais de 280  profissionais de educação, entre professores e coordenadores pedagógicos, passaram por duas capacitações com especialistas e se qualificaram para tratar do tema dentro de sala de aula.

Diversidade de atividades
Cada educador recebeu o desafio de desenvolver trabalhos específicos com suas turmas, que foram expostos nas mostras ambientais realizadas nas escolas, no segundo semestre. Familiares dos estudantes e moradores da comunidade puderam prestigiar os eventos e aprender sobre o tema.

Além disso, durante o ano, alunos e professores realizaram visitas às centrais de reciclagem de seus municípios, desenvolveram jogos pedagógicos com materiais recicláveis, cultivaram hortas nas escolas, assistiram à peça teatral “Capitã Coleta e os amigos da Klabin” e receberam gibis informativos. Essas atividades permitiram que os estudantes ampliassem o conhecimento com diversão e simplicidade.

“O Programa Caiubi foi bastante ativo, tratando de um tema essencial aos municípios que é a correta destinação de resíduos sólidos. É importante que as novas gerações reconheçam a relevância desse assunto e saibam que a reciclagem pode gerar renda às comunidades, além de melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. Esse trabalho está alinhado com nossa Política de Sustentabilidade e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destaca o gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, Júlio Nogueira.  

Aprendizado compartilhado
Confira alguns números gerados pelo Programa Caiubi com foco na temática de resíduos sólidos:

  • 282 professores capacitados.
  • 94 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) envolvidos.
  • 2.500 gibis entregues.
  • 2.500 alunos visitando as centrais de triagem de cooperativas e associações de reciclagem.
  • 10 tablets para premiação nos concursos para mascote, realizados em cinco municípios.
  • 14.007 alunos impactados com as iniciativas.

Sobre o Caiubi
Desde 2001, o Programa Caiubi já beneficiou mais de 245 mil alunos, 9 mil professores e 770 escolas do Paraná e de Santa Catarina. A iniciativa reúne especialistas com o objetivo de capacitar professores para disseminar conceitos de consciência ecológica, além de contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e cientes de suas responsabilidades para com o meio ambiente.

Foto - Alunos apresentaram os trabalhos realizados dentro das temáticas propostas pelo Programa Caiubi.

Fonte - Assessoria de Imprensa - Klabin 

Prefeitura de Telemaco Borba

Novidades

TBTran Informa

  • Aviso de Infrações Pendentes

    A Divisão Municipal de Segurança Pública e Trânsito (TBTran) informa os relatórios de avisos de infrações pendentes emitidos no Estacionamento Regulamentado (EstaR), no período de 13 e 14 de março de 2019

    Leia mais...