Uma cerimônia na manhã de quinta-feira (24), marcou a posse das 38 diretoras das escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu no auditório Carmen Iolanda Dalécio, na Secretaria Municipal de Educação.

No evento, que contou com a presença do prefeito Dr. Márcio Matos, as 23 diretoras de escolas e 15 de CMEIs assinaram o termo de posse para assumir as instituições de ensino no período de 2019 a 2021. Das 38 diretoras empossadas, 16 foram reeleitas e 22 assumem o cargo pela primeira vez.

Em seu discurso, o prefeito fez um paralelo do tempo em que começou a estudar e atualmente. Ele citou o quanto a tecnologia e o tratamento às crianças evoluiu, inclusive com a merenda de qualidade. “Eu tinha medo que nossas crianças não fossem bem alimentadas e hoje noto que tem uma alimentação espetacular, de muita qualidade”, comentou, acrescentando que tem a intenção de implantar uma cozinha piloto, moderna, que produza e distribua as merendas para todas as instituições de ensino municipais, mantendo padrão de qualidade e higiene e otimizando os espaços das escolas.

Dr. Márcio também falou das grandes responsabilidades que as professoras têm e que merecem ser valorizadas. “Eu quero oferecer condições para que se qualifiquem, e se tornem cada vez mais experts em educação. Que realmente se realizem como professoras e se motivem a melhorar cada vez mais”, declarou.

O prefeito também citou seu sonhos e metas para educação da cidade. “Eu quero oferecer aulas de inglês para alunos da rede municipal a partir dos quatro anos de idade, quero professores qualificados para dar atenção especial para alunos com autismo e também qualificar os professores para que possam ter a percepção de crianças que sofrem abusos”, destacou, afirmando que pretende que a escola seja uma extensão da casa.

A secretária de Educação, Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro, agradeceu a determinação de cada professora que se dispôs a ser diretora e desejou a elas sabedoria, conhecimento e discernimento para fazerem uma gestão de sucesso. “Nós temos que dar continuidade no que está dando certo e rever o que não deu. Vocês, diretoras, são nosso braço direito. Temos que pensar coletivamente, priorizando o que é melhor para a escola”, afirmou, fazendo um agradecimento especial a equipe da secretaria de Educação e deixando claro que eles estão aptos a ajudar todas as diretoras.

O secretário Geral de Gabinete, Nando Matos, falou da proximidade que o Gabinete tem com a Educação. “Eu me atrevo a dizer que nunca um prefeito esteve tão próximo da Educação, sempre presente, sabendo dos anseios das escolas e professores, da sua infraestrutura. A secretaria de Gabinete também tem dado suporte para os eventos, dando mais conforto para a comunidade escolar para que façam um grande trabalho”, destacou.

A chefe de divisão de Planejamento de Ensino e Aperfeiçoamento, Elma Giane Assueiro Carneiro, ressaltou a gestão democrática dentro das escolas. “Vocês têm que ser democráticos todos os dias, dentro da comunidade escolar, tendo liderança. A condução de vocês determinará se a escola terá sucesso ou não. A Escola é a cara do gestor, por isso ouçam, reflitam e avaliem as situações para que as coisas melhorem”, afirmou, colocando sua equipe a disposição para ajudar as novas diretoras.

Já a chefe de divisão de Administração de Ensino, Claudiceia Rosa Nievola, parabenizou todas as professoras pela disposição em serem diretoras e falou principalmente às 22 novas gestoras. “Ofertem o melhor de vocês, porque a experiência vem com o tempo. O importante é vocês terem a vontade de fazer o melhor para a educação do nosso município”, declarou.

Confira quem são as diretoras empossadas:

CMEI Anita Malfatti - Vanessa de Lourdes Avila Kosmal  - Eleita

CMEI Cândido Portinari - Silvelaine Martins Ceryno Marques - Eleita

CMEI Cecília Meireles - Lilian Batista Lima Marcondes - Eleita

CMEI Clarice Lispector - Patrícia Dias Moreira - Eleita

CMEI Cora Coralina - Ana Claudia Ribeiro - Eleita

CMEI Helena Kolody - Renata Cruz Pavan - Eleita

CMEI Henriqueta Lisboa - Kelly Aparecida Bueno - Eleita

CMEI José Paulo Paes - Regiélly Elena da Silva Maciel - Eleita

CMEI Mamãe Marta Margarida - Miriane Bueno de Oliveira Hala - Eleita

CMEI Mário Quintana -Ivonete Aparecida Mendes - Eleita

CMEI Maria Mazzetti - Tatiana Motta de Almeida - Eleita