Representantes do Conselho Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação participaram no dia 14 de setembro (sexta-feira) do encontro de Formação para Conselhos Municipais.

O professor Mauricio Pastor dos Santos, doutorando no Programa Pós-Graduação da PUC-PR, e atua como coordenador da Rede de Assistência Técnica para Avaliação e Monitoramento dos Planos de Educação do Paraná desde 2017, foi quem ministrou os trabalhos.

As temáticas abordadas foram as seguintes: Gestão democrática e Conselho Municipal de Educação (Fundamentação legal; Sistemas Municipais de Ensino e organização dos Conselhos Municipais de Educação; Princípios da gestão democrática nos Conselhos Municipais de Educação; Atuação do/a Conselheiro/a no Conselho Municipal de Educação.) O Conselho Municipal de Educação e o monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (Direito à educação; os planos de educação; Monitoramento e avaliação dos planos de educação; O contexto da atividade de M&A dos planos no Brasil; O contexto da atividade de M&A dos planos no Paraná; O papel do Conselho Municipal de Educação no monitoramento e avalição do Plano Municipal de Educação.)

Participaram como convidados o presidente da Câmara de Vereadores Maurício Diógenes de Castro e representantes dos Conselhos Municipais de Educação de Ventania e de Reserva.

Os temas tratados nessa formação visam o fortalecimento da participação dos conselhos no processo de garantia dos direitos constitucionais de acesso à educação.

Foto - O professor Mauricio Pastor dos Santos, doutorando no Programa Pós-Graduação da PUC-PR, foi quem ministrou a formação aos conselheiros de educação.