A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu na noite de sexta-feira (24) o II Encontro com as Famílias das Escolas de Educação Integral, o qual tem como objetivo aproximar as famílias do contexto escolar, ressaltando a importância da participação da Família na vida escolar das crianças.

Famílias e alunos das quatro escolas municipais de Educação Integral: Leopoldo Mercer, Profª Maria Emília Steiger, Paulo Freire e Santos Dumont, tiveram a oportunidade de participar da Roda de Conversa sob o tema “Escola e Família: Diálogos necessários para o desenvolvimento integral das nossas crianças”.

O trabalho iniciou com a apresentação cultural do Grupo de Flauta Doce Barroca, projeto este desenvolvido pela Maestrina Jucélia Cristina Ribeiro com os alunos do 4º e 5º anos das referidas escolas.

A secretária Municipal de Educação, professora Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro, falou da importância das famílias assumirem de fato a responsabilidade da educação de seus filhos, “estando atentos ao que os mesmos assistem e seguem na internet. “Lembrando que cabe sim  aos pais e responsáveis decidirem o que é melhor aos seus filhos, de prepará-los para entender e enfrentar as dificuldades que se depararem na sociedade”, ressalta Rosimeyre.

Participaram da Roda de Conversa representantes de alguns segmentos vinculados às escolas:  representante dos pais: Daguimar Ferreira dos Santos, a diretora Cleonice de Jesus Almeida, a coordenadora pedagógica Juliana Aparecida da Silva, a psicóloga Cacilda Maria Martins, o conselheiro tutelar Paulo Roberto de Oliveira e teve como mediadora da conversa a professora Elma Giane da Divisão de Planejamento de Ensino, onde cada um destes atores expôs o seu ponto de vista sobre o tema abordado.

Conclui-se através das participações dos convidados que quando a família acompanha o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais, afirma a professora Elma.
Sendo assim, quanto mais os pais conversam sobre a escola, visitam o local, se envolvem com as lições e os trabalhos e incentivam o progresso educacional dos filhos em casa, melhores serão suas habilidades sociais.

A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima.

Esta atividade fez parte do projeto ‘O papel da família no criar, amar e educar para a vida’ desenvolvido dentro das instituições escolares da rede municipal de ensino no mês de agosto o qual encerrará com o desfile cívico no dia 7 de setembro.

Foto - O Grupo de Flauta Doce Barroca, projeto este desenvolvido pela Maestrina Jucélia Cristina Ribeiro com os alunos do 4º e 5º anos das escolas em tempo integral no município abrilhantaram o II Encontro com as Famílias.