As ações de educação ambiental do Projeto de Resíduos Sólidos, realizado pela Klabin em parceria com seis municípios que integram o Consórcio Caminhos do Tibagi, ganharam uma importante aliada na conscientização para a separação de resíduos: a Capitã Coleta.

A personagem foi criada pela Klabin e é protagonista de uma história em quadrinhos que ensina sobre a importância da reciclagem e a forma como as crianças podem ajudar.

Para apresentar a nova heroína, durante o mês de agosto, cerca de duas mil e quinhentas crianças do 4º ano das escolas municipais de Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Telêmaco Borba e Tibagi participaram da peça teatral, realizada em cada um dos seis municípios, que encenou a missão da Capitã e seus ajudantes Bia e Beto, dois outros personagens da história. A criançada se envolveu com o tema e demonstrou conhecimento sobre as cores da coleta e o tempo de decomposição dos materiais na natureza por meio de um jogo de perguntas e respostas que divertiu a todos.

Tanto a apresentação quanto o gibi integram as ações de 2018 do Programa Caiubi de educação ambiental. Conhecido pela comunidade, o programa desenvolvido pela Klabin, capacitou, neste ano, 282 coordenadores pedagógicos e professores de 4º ano das escolas municipais para abordar no conteúdo das aulas o tema resíduos sólidos. O gibi da Capitã Coleta, distribuído na intervenção teatral, é um reforço para que as crianças possam disseminar a informação.

“Acreditamos que a educação ambiental é o principal elemento para fortalecer a nossa região em relação à separação correta e estímulo a reciclagem dos resíduos sólidos. As crianças são as maiores influenciadoras dentro de casa, na escola, com os amigos”, afirmou Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade, Meio Ambiente e Certificação Florestal da Klabin.

A professora Flavia Teixeira dos Santos, da Escola Municipal Regente Feijó, de Telêmaco Borba, afirma que já é possível presenciar a transformação local após o projeto. “Percebo mais interesse dos alunos. Eles têm essa responsabilidade de levar para casa todo conhecimento que aprendem em sala de aula. Com a dedicação deles, os pais aprendem a reciclar e reutilizar, fazendo muita diferença nas famílias e nas comunidades”.

“Além de mostrar a importância da reciclagem, o objetivo é conscientizar a população sobre a geração de resíduos, contribuindo para melhoria de qualidade de vida”, completa Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin. De acordo com o executivo, a ação da Klabin visa contribuir para um futuro mais sustentável das comunidades onde a companhia está inserida, tudo isso alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Fonte - Assessoria Klabin