A professora Alessandra Caldeira falou sobre “Gestão Escolar: liderança e relações interpessoais”

A equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) participa nesta segunda-feira (30) e terça-feira (31) do Programa de Formação Continuada. A Formação é uma preparação dos profissionais para o retorno às aulas dos 7.500 alunos da rede municipal de Educação, na quarta-feira (1º).

Diretoras, coordenadoras pedagógicas, professoras, administrativo, cozinheira, auxiliar de cozinha estarão envolvidas durante dois dias, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, em palestras e planejamento das atividades escolares do segundo semestre.

Nesta segunda-feira (30), na Acitel, as diretoras terão como palestrante a professora Alessandra Caldeira com o tema “Gestão Escolar: liderança e relações interpessoais”.

No miniauditório da SME, a equipe do administrativo terá a palestra “Ser feliz no trabalho”, no período da manhã, com o médico Eros Danilo Araújo. À tarde e “A importância do secretário escolar”.

As coordenadoras pedagógicas acompanhão a professora Laiz de Souza Beerends com a palestra “NNCC em sala de aula”.

“Cuidados no ambiente de trabalho”, Casa da Cultura pela manhã, para as cozinheiras e auxiliares de cozinha. No período da tarde “Ser feliz no trabalho” é o tema apresentado.

A Equipe de Apoio acompanhará a palestra “Criando um Ambiente Positivo, Motivador com foco no Relacionamento interpessoal”, no Auditório Carmem Iolanda Dalécio.

Para as professoras do 4º e do 5º Ano, no Campus da UEPG, serão ministradas as palestras com o professor Luiz Alberto Calado “Fundamentando a prática: Propostas de atividades a partir de um breve estudo da BNCC” e com a professora Edna Beltrão “Questões Étnico-Raciais: brincar e aprender”.

O 3º Ano terão como palestrantes o professor Ulissses Iarochinski com “Monte Alegre/Telêmaco Borba: só anda quem conhece” e o professor Danislei Bertoni “Abordagem CTS e o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais”

As professoras 1º Ano e 2º Ano (mesmo grupo) manhã e tarde, no Sesi participarão da palestra com a fonoaudióloga Mônica Barreto de Cunha “Uma reflexão sobre os métodos de alfabetização”, e as professoras da Hora Atividade, terão o tema “Arte de fazer Arte – do lixo ao luxo” com o professor Edson Assaí   e “A importância da Arte no Ensino fundamental” com o professor Leonardo Nickson da Silva

Para a Educação Infantil das Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), na Fateb, a professora doutora Cassiana Magalhães fala sobre “A teoria histórico-cultural e suas implicações na Educação Infantil” e a professora doutora Eliane Rose Maio sobre a “Discussão sobre gênero, sexualidade e diversidades nos espaços da escola”.

Na terça-feira (31), os profissionais terão o dia de formação na instituição escolar onde trabalham.