No último dia 29, foi aprovada por unanimidade na última instância, isto é, no Conselho Superior do IFPR, a criação do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no IFPR Campus Telêmaco Borba. Dessa forma, o curso passa a pertencer à carta de ofertas do Campus para os próximos Processos Seletivos e a primeira turma será iniciada já em 2019.

Segundo o Prof. Dr. Ronaldo M. Evaristo, Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Telêmaco Borba, “a criação do curso de Engenharia Elétrica é um marco na oferta de Ensino Superior público, gratuito e de qualidade para o polo educacional da região de Telêmaco Borba e mostra a força da instituição criada para atender as demandas da Educação Profissional no país. Esperamos continuar crescendo e ampliando as ofertas de vagas desde a Formação Profissionalizante, passando pela Educação Básica até o Ensino Superior atendendo a legislação da educação inclusiva e garantindo o acesso dos filhos dos trabalhadores à Escola Pública”.

O curso de Engenharia Elétrica possui carga horária de 4580 horas distribuídas em 5 anos em período integral e exige Ensino Médio completo. O egresso, isto é, o Engenheiro Eletricista será um profissional de formação generalista, que atuará na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Maiores detalhes a respeito da organização curricular e o seu projeto pedagógico podem ser consultados no setor do site que trata dos cursos de graduação.

O edital para o Processo Seletivo 2019 deve ser lançado em breve e para Engenharia Elétrica serão ofertadas 40 vagas. Além disso, serão ofertadas 40 vagas para cada um dos cursos superiores de Tecnologia (Automação Industrial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas), 40 vagas para a Licenciatura em Física (sendo 4 para professores) e 40 vagas para cada curso Técnico Integrado (Mecânica, Automação Industrial e Informática para Internet). Ao todo, o Campus Telêmaco Borba ofertará 280 novas vagas.

Maiores informações sobre os cursos poderão ser obtidas na Mostra de Cursos programada para o dia 14 de agosto.

Fonte - Comunicação Telêmaco Borba - IFPR