Foto: O idealizador do projeto Valdir Heitkoeter de Melo Junior e a equipe da Escola Juventina apresentaram o trabalho do Projeto Lume ao prefeito Dr. Marcio e ao secretário Geral de Gabinete Nando Matos na quinta-feira (26)

Um projeto desenvolvido na Escola Municipal Professora Juventina Betim da Silva está sendo divulgado pelas ruas do centro da cidade. O Projeto Lume - Laboratório e Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Mídia e Educação, envolveu os alunos do terceiro ano que contaram com a parceria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)/Universidade Sem Fronteiras/Seti.

A apresentação do trabalho pelos realizadores do projeto foi apresentado ao prefeito Dr. Marcio Matos na quinta-feira (26).

O Projeto tem o objetivo estimular as competências midiáticas, ou seja, proporcionar uma leitura crítica do mundo através dos recursos tecnológicos com temas emergentes que não são tratados diretamente pelos currículos escolares. A metodologia incluiu a discussão de textos sobre essa temática; leitura de textos áudio visuais; produção de mensagens áudio visuais; articulação entre competências estudadas e vivenciadas como forma de transposição didática dos conceitos discutidos.

Os alunos foram convidados a exporem seus trabalhos na exposição “Antes do Pincel: Euzinho” juntamente com “Projeto Brincar” no dia 24 de março. No evento compareceram as famílias dos alunos da escola, autoridades locais e professores da UEPG.

O reconhecimento do trabalho, elaborado e realizado pelo professor Valdir Heitkoeter de Melo Junior, resultou numa grande parceria com prefeito Dr. Marcio Matos no qual valorizou o trabalho dos alunos, contribuindo para a divulgação dos cartazes nas placas de publicidade institucionais, juntamente com o nome e CEP das ruas e avenidas do Município.

Demonstrando assim a grande preocupação com a segurança de nossas crianças, sobre utilizarem adequadamente as ferramentas tecnológicas e se protegerem dos perigos que rondam a sociedade.

“Além das crianças terem adorado desenvolver a Arte, o projeto trouxe de forma lúdica a consciência crítica quanto ao uso das mídias. No dia 12 de setembro os alunos também participaram do 5º Encontro de Comunicação e Educação em Ponta Grossa e apreciaram a exposição de suas obras na UEPG onde participaram do projeto “De criança para criança”, ilustrando e narrando histórias, que podem ser visualizadas no canal”, (link abaixo) destacou a professora da turma Rafaela Ferreira.

“Não há palavras para descrever enorme gratidão ao nosso prefeito Marcio Matos e ao secretário de Gabinete Nando Matos pelo reconhecimento do trabalho realizado em nossa escola, onde sempre foi priorizado o melhor tanto na qualidade do ensino quanto na humanização aos nossos alunos, sempre trabalhando sem medir esforços para obter o melhor, junto à comunidade local, que por sinal são famílias extremamente presentes. O incentivo à Educação e a atenção à comunidade são essenciais, assim, a Escola, os alunos, os pais dos alunos, enfim, toda a comunidade envolvida sente as mudanças e essas trocas fortalecem e agregam valores que fundamentam uma sociedade mais consciente e justa. Que se estendam os esforços e os reflexos dos essenciais incentivos concedidos pelo trabalho da Prefeitura e toda a comunidade Escolar'', destacou a professora e diretora Marisa Ortiz.

A diretora destacou também a colaboração e apoio da secretária de Educação professora Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro.

https://www.youtube.com/watch?v=YjkFdywrFN8  “A princesa e o Mago”

https://www.youtube.com/watch?v=RZaGQeXEJew&t=41s  “A menina que tinha vergonha”

https://www.youtube.com/watch?v=KihyGV1yNEQ&t=5s  “O unicórnio galático”

Entretenimento