A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulga a abertura para o Processo Seletivo Simplificado de Alfabetização de Voluntários para atuarem no Programa mais Alfabetização.

As inscrições começam nesta quinta-feira (19) e serão encerradas na quarta-feira (25), na Secretaria Municipal de Educação (Alameda Washington Luís – 50) das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

O Programa Mais Alfabetização tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

A seleção destina-se ao preenchimento de vagas para Assistentes de Alfabetização voluntários do Programa Mais Alfabetização no âmbito do município de Telêmaco Borba, serem distribuídas nas escolas públicas urbanas e do campo.

Para se inscrever o candidato deve preencher a ficha de inscrição, apresentar fotocópias nítidas dos seguintes documentos, com a apresentação dos originais para fins de conferência:

- Carteira de Identidade (frente e verso);

- CPF;

- Comprovante de residência;

- Diploma (para candidatos graduados ou Histórico atualizado e comprovante de matrícula do Instituto Federal e/ou da Universidade, quando se tratar de estudante universitário;

- Comprovante de curso e/ou de habilidade na área de apoio à docência, preferencialmente em alfabetização. No caso de conhecimentos específicos é necessário que o candidato apresente documentos que comprovem suas habilidades (declarações, releases, portfólios, matérias de jornais, e etc.)

- Se professor da rede municipal ou de outra instituição, apresentar comprovante de tempo de atuação emitida pela própria instituição;

A comprovação do currículo se dará por meio da apresentação dos documentos estipulados acima que atestam a titularidade do candidato da seguinte forma:

Experiência a ser comprovada

Experiência comprovada na rede municipal de ensino – Telêmaco Borba

Experiência comprovada em outra instituição de ensino

Pedagogo e/ou Licenciado (com declaração de experiência de Estágio remunerado na docência);

Pedagogo e/ou Licenciado

Cursando pedagogia ou curso de licenciatura

Formação em nível médio Magistério/Formação de Docentes (com declaração de experiência de Estágio remunerado na docência);

Formação em nível médio Magistério/Formação de Docentes

Cursando Magistério

Habilidade na atividade de apoio à docência

O Assistente de Alfabetização receberá, a título de ressarcimento, o valor de R$ 150,00 mensal por turma. A quantidade de turmas de cada Assistente de Alfabetização dependerá, do planejamento da escola e da disponibilidade de tempo do assistente para atuação.