A Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com Escola de Educação Especial São Geraldo – APAE organizaram atividades sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado mundialmente no dia 02 de abril.

Diversas ações foram desenvolvidas nas instituições da rede municipal dentre elas,  no dia 07 de abril, a  I Caminhada pela Conscientização do Autismo, com a distribuição de panfletos e adesivos à comunidade telemacoborbense.

No dia 16 de abril, no auditório Professora Carmem Iolanda Dalécio, anexo à sede da SME, aconteceu a palestra com O neuropediatra, doutor Paulo Breno Noronha Liberalesso, que abordou o tema  “Transtorno do Espectro Autista – TEA”, dos critérios para o diagnóstico até os fundamentos para o tratamento; participaram deste evento profissionais da educação, da assistência social e pais de crianças diagnosticadas com TEA.

“Um assunto que todos precisamos ter conhecimento para podermos ajudar nossos alunos e seus familiares”, afirma a diretora da APAE, professora Roselena Lopes Franco.

A secretária de Educação do Município, professora Rosimeyre Siqueira Carneiro, enalteceu a importância do tema e como a educação está  contribuindo para a conscientização do Autismo em Telêmaco Borba.

* O que é o Autismo?

O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico caracterizado pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos, afetando o desenvolvimento da comunicação, da socialização e do comportamento.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, 2 milhões somente no Brasil. A Síndrome é mais comum em crianças: uma em cada 88 apresenta sintomas, com prevalência cinco vezes maior em meninos.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril e foi decretado pela Organização Mundial de Saúde (ONU).

Fonte - *Agência Estadual de Notícias.

Foto (APAE) – Centenas de pessoas, profissionais da rede municipal de ensino e das áreas de saúde e assistência social participaram da palestra com o neuropediatra,  doutor Paulo Breno Noronha Liberalesso, que abordou o tema  “Transtorno do Espectro Autista – TEA”.