Alegria, sorrisos e chocolates marcaram a quinta-feira (29) das crianças da Escola Municipal em Tempo Integral Santos Dumont. As 40 crianças que participam do Projeto Compartilhando Saberes, do Curso de Pedagogia da Faculdade de Telêmaco Borba (Fateb), receberam um pacote de Páscoa para incrementar a cestinha feita por eles em sala de aula.

A entrega foi uma forma que as acadêmicas encontraram para alegrar as crianças e não deixar a data passar em branco. O Projeto é desenvolvido com as crianças desde 2017 e faz parte da disciplina da História da Educação, ministrada pela professora Cinthia Benck.

O Compartilhando Saberes desenvolve diversas atividades no contraturno escolar como oficinas de dobradura, cartazes, Xilografia e brincadeiras.

“Aprender coisas novas e diferentes”, assim a aluna Gabriele da Silva Ferreira resumiu a participação no Projeto Compartilhando Saberes. Ela tem 12 anos e falou que gosta de participar das Oficinas que o projeto desenvolve.  Gabriele lembrou que o trabalho que mais gostou foi o da preparação para a Festa Junina. “Eu adoro participar e gostaria que as outras turmas também participassem”, sugeriu.

O aprender a compartilhar foi o aprendizado do aluno Ezequias Guilherme Timóteo de 9 anos. “Eu não gostava de compartilhar as coisas, agora eu aprendi e acho legal”, destacou. Ele falou que gosta das atividades e que as acadêmicas são legais.

Para a acadêmica Ana Karoline Máximo a experiência de trabalhar com alunos da escola pública é gratificante. “Eu sempre trabalhei em escolas particulares e com o projeto estou conhecendo a realidade e as diferenças entre os alunos da rede pública e da particular”, ressaltou.

A Escola Integral, segundo a professora regente Sirlene Reis de Souza, tem a proposta de integrar a comunidade em projetos e atividades. “As alunas da Fateb estão proporcionando isso que veio ao encontro do que precisávamos. Um trabalho diferenciado para as crianças”, acrescentou a professora destacando que a integração tem sido muito importante, para os alunos que gostam das oficinas e também para as acadêmicas que estão tendo uma experiência fora da sala de aula.

A avaliação da professora Cinthia Benck é positiva. “O Projeto trouxe para as acadêmicas uma visão fora da sala de aula. Elas estão conhecendo os problemas e percebendo que a sala não é homogênea, que os alunos são diferentes e cada um tem sua dificuldade”, finalizou.

Dia das mães

A próxima atividade do Projeto Compartilhado Saberes será para o Dia das Mães.

 A equipe com os alunos que participam do projeto, os professores

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba