A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação, promoveu no dia 8 de fevereiro, no Auditório Prof.ª Carmem Iolanda Dalécio na Secretaria Municipal de Educação, a 26ª Audiência Pública da Educação.

A Audiência Pública da Educação é um dos mecanismos de controle e participação social na Administração Pública, garantindo o exercício da cidadania pela manifestação democrática. É um instrumento fundamental para que a democracia participativa brasileira se consolide, estreitando os interesses públicos manifestos pela sociedade com os interesses públicos compreendidos pela Administração Pública.

Participaram diretores, professoras, funcionários das escolas municipais e dos centros municipais de educação infantil, representantes dos conselhos escolares, APMs, Conselho Municipal de Educação e Conselho do FUNDEB, pais, representantes do Poder Legislativo e comunidade.

O contador do Município Agostinho Romão apresentou os investimentos na Educação referentes ao segundo semestre de 2017. De acordo com a Contadoria, as despesas foram de R$ 30.100.656,89 (trinta milhões, cem mil, seiscentos e cinquenta e seis reais e oitenta e nove centavos), sendo para o pagamento de pessoal e encargos sociais R$ 17.777.855,17 (dezessete milhões, setecentos e setenta e sete mil, oitocentos e cinquenta e cinco reais e dezessete centavos) , correspondente a 59%; outras despesas correntes R$ 9.032.619,96 (nove milhões, trinta e dois mil, seiscentos e dezenove reais e noventa e seis centavos), correspondente a 30%, investimentos R$ 3.290.181,76 (três milhões, duzentos e noventa mil, cento e oitenta e um reais e setenta e seis centavos), correspondente a 11%. Foi aplicado em Educação 24,38%.

Foto – Agostinho Romão, contador do Município, apresentou os valores aplicados em Educação, calculados em R$ 30,1 milhões. Os números são relativos ao 2º semestre de 2017.