Programa é promovido pela Klabin, em parceria com a Polícia Militar Ambiental Força Verde, para conscientizar sobre meio ambiente e conservação das riquezas naturais

O contato com a natureza de forma ativa tornou o dia a dia de mais 54 alunos da rede municipal de Telêmaco Borba e Ortigueira mais consciente. A vivência com plantio de mudas de espécies nativas, descobertas de nascentes de água e diferentes conceitos de biologia, tornaram o aprendizado na prática em uma experiência única.

A fauna, a flora e a biodiversidade da região foram temas do Programa de Educação Ambiental Força Verde Mirim, promovido pela Klabin em parceria com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental e com as Secretarias Municipais de Educação dos municípios. No último dia 1º, a companhia realizou a formatura dos alunos, que receberam certificados de conclusão de curso e um brinde especial como reconhecimento pelo esforço e dedicação ao longo do programa.

Além da formatura, os soldados Luiz Gustavo Landmann e Etienne Renaut, tutores do programa, e representantes da Klabin prepararam uma experiência divertida e sustentável para os formandos: no início da semana as crianças percorreram a trilha do Cânion Guartelá, em Tibagi, para celebrar o encerramento do ciclo.

Durante o programa, que teve duração de um semestre, os alunos realizaram atividades quinzenais, com aulas teóricas e práticas que abordaram a importância da participação de todos na preservação ambiental, a biodiversidade na área florestal da Klabin, primeiros socorros, civismo, moral e ética. Participaram do projeto estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais 31 de Março, Maria Emília, Dom Bosco e Péricles Pacheco da Silva, de Telêmaco Borba; e da Escola Municipal Ernesto Soares dos Santos, da Vila Rural de Briolândia, em Ortigueira.

A formatura das turmas foi realizada no pátio da Escola Ernesto Soares dos Santos, na Briolândia, e no Auditório Carmen Yolanda Dalecio, em Telêmaco Borba. A solenidade contou com a presença de representantes do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, das áreas de Meio Ambiente e Relações com a Comunidade da Klabin e da Secretaria de Educação de Telêmaco Borba, além dos pais, familiares e amigos dos alunos. Todos se lembrarão desta data com muito orgulho! São mais 54 guardiões da natureza, que se juntam aos 292 que já se formaram desde o início do programa em 2007.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Klabin