A Proposta de Abertura do Curso (PAC) de Engenharia Elétrica foi aprovada pela Reitoria do IFPR (Instituto Federal do Paraná), e o curso será ofertado em 2019 no Campus Telêmaco Borba. A próxima etapa é a construção do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

A escolha do curso surgiu após um criterioso estudo acerca da viabilidade de abertura, impacto social e estrutura necessária para sua execução.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Elétrica:

O Bacharel em Engenharia Elétrica ou Engenheiro Eletricista atua, de forma generalista, no desenvolvimento e integração de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas, instalações, equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos. Projeta sistemas de medição e de instrumentação eletroeletrônica, de acionamentos de máquinas; sistemas de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento.

Especifica máquinas, equipamentos, materiais, componentes e dispositivos eletromecânicos e eletromagnéticos.

Elabora projetos e estudos de eficiência energética e de fontes de energia renovável. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

AMBIENTES DE ATUAÇÃO

O Engenheiro Eletricista atua em indústrias de transformação em geral, em empresas e concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; em indústrias de máquinas e equipamentos elétricos; em empresas que atuam no projeto, instalação e manutenção de sistemas elétricos industriais; em empresas que atuam nas áreas de planejamento e consultoria em eficiência energética, conservação de energia, fontes de energia renovável; nos órgãos reguladores do sistema elétrico nacional; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Fonte - telemaco.ifpr.edu.br

Novidades

TBTran Informa

  • Aviso de Infrações Pendentes

    A Divisão Municipal de Segurança Pública e Trânsito (TBTran) informa os relatórios de avisos de infrações pendentes emitidos no Estacionamento Regulamentado (EstaR), no período de 18 a 19 de Outubro de 2017

    O prazo para regularização é de 05 (cinco) dias corridos, a contar da data da emissão do aviso.

    Leia mais...

Últimos Vídeos