As inscrições para os cursos técnicos subsequentes ofertados na modalidade a distância do Instituto Federal do Paraná/Campus Telêmaco Borba (IFPR) terminam no domingo (15).

Elas podem ser realizadas exclusivamente por meio do site ead.ifpr.edu.br. Não há taxa de inscrição e os cursos são totalmente gratuitos.

Podem se inscrever os candidatos que já possuem o Ensino Médio completo e que tenham interesse em cursar Logística, Agente Comunitário de Saúde, Administração, Meio Ambiente, Serviços Públicos ou Segurança do Trabalho.

As atividades acadêmicas têm início ainda neste ano. Os cursos têm duração de dois anos.

Os cursos técnicos subsequentes a distância do IFPR são viabilizados por meio de parcerias. Em Telêmaco Borba, a Prefeitura é a entidade parceira.

 

Ambiente Virtual

Os cursos à distância do IFPR utilizam um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Também há encontros presenciais, realizados uma vez por semana de acordo com o calendário acadêmico e com o planejamento de cada curso.

 

Seleção

A seleção será realizada em uma única etapa, que consiste na avaliação do desempenho escolar dos estudantes durante o Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

 

Inclusão social

Como também ocorre nos cursos presenciais do IFPR, 60% das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas; 10% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os 20% restantes são destinados à concorrência geral.

A política de reserva de vagas do IFPR é a mesma para os processos seletivos para cursos presenciais e a distância.

Outras informações sobre a reserva de vagas estão disponíveis na matéria “Processo Seletivo IFPR 2018: entenda como é feita a reserva de vagas” – as normas e procedimentos para a reserva de vagas no IFPR são as mesmas tanto para os cursos presenciais quanto para os cursos a distância.

 

Cursos presenciais

 

Além dos cursos a distância, continuam abertas até o dia 8 de outubro as inscrições para os cursos presenciais do IFPR. No total, são mais de cinco mil vagas em cursos técnicos e superiores ofertados em 24 cidades onde o Instituto possui campi. As provas (para os cursos presenciais) serão aplicadas no dia 19 de novembro.

 

SERVIÇO

 

  1. I) Processo Seletivo IFPR/EAD 2017 (cursos a distância)

 

    Prazo de inscrição: De 18 de setembro a 15 de outubro de 2017

    Valor da inscrição: Gratuito

    Valor dos cursos: Gratuito

    Site para inscrição: ead.ifpr.edu.br

    Provas: não há (seleção é por análise do histórico escolar)

    Início das aulas: novembro de 2017

   

  1. II) Processo Seletivo IFPR 2017-2018 (cursos presenciais)

 

    Prazo de inscrição: De 1º de setembro a 08 de outubro de 2017

    Valor da inscrição: R$ 50

    Valor do curso: Gratuito

    Site para inscrição: www.ifpr.edu.br

    Provas: 19 de novembro

    Início das aulas: 1º semestre de 2018

  

Mais informações no site do IFPR, no endereço http://telemaco.ifpr.edu.br/2017/09/21/ifpr-abre-vagas-para-cursos-tecnicos-a-distancia/#more-14630  

 

Nível e forma de oferta: técnicos subsequentes; técnicos integrados (para quem tem o Fundamental completo); superiores (para quem tem o Ensino Médio completo)

    Modalidade: presencial (nos campi do IFPR)

    Total de vagas: 5408

    Quantidade de municípios (campi do IFPR): 24

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba