No dia 20/10 aconteceu a conclusão do Programa Justiça na Escola, promovido pelo Poder Judiciário, com a visita de estudantes e professores da Escola Municipal Conselheiro Zacarias ao Fórum de Telêmaco Borba, onde foi realizado um Júri Simulado pelos estudantes e premiação das melhores redações.

O Programa Justiça na Escola surgiu da constatação do desconhecimento da maior parte da população das atribuições e do funcionamento do Poder Judiciário brasileiro, ou seja, a sociedade sente-se distante da Justiça por não a conhecer.

No ano de 2023, a escola parceira escolhida pelo Poder Judiciário, representado em Telêmaco Borba pelo juiz Dr. Norton Thomé Zardo, para o desenvolvimento do Programa foi a escola Municipal Conselheiro Zacarias, com estudantes do 5º ano.

O desenvolvimento do Programa se deu em etapas, sendo: a 1ª etapa a distribuição da Cartilha da Justiça/Cartilha da Cidadania em quadrinhos, aos estudantes para conhecimento e estudos com professores em sala de aula.

A 2ª etapa constitui-se de visita à escola do  juiz Norton, Eveline Zanoni de Andrade, Pedro T. de Mattos Esterce, Franciele Pereira do Nascimento, o promotor Harthyan Bruno Schuck de Medeiros, os advogados Luiz Henrique de Oliveira e Leandro de Castro,  presidente da OAB, para uma Roda de Conversa que se deu de forma  ativa entre as autoridades e as crianças que  puderam dialogar sobre profissões, atribuições, inspirações, experiências, o dia a dia do trabalho e as funções de cada instituição por eles representada, sendo Poder Judiciário, Advocacia e Ministério Público. Houve o cuidado em ofertar uma linguagem acessível aos estudantes, na sequência os estudantes deram início a produção cultural com base nos ensinamentos da Cartilha, produzindo redações que posteriormente foram premiadas com medalhas.

PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL CONSELHEIRO ZACARIAS NO PROGRAMA JUSTIÇA NA ESCOLA

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba