A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/UAB) está ofertando 20 vagas para o curso em Tecnologia em Segurança Pública, no polo de Telêmaco Borba. As inscrições para o vestibular já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 20 de março no endereço https://cps.uepg.br/inicio/index.php/vestibularead/ead-2023. O valor da inscrição é R$ 92,00.

O curso é totalmente gratuito e na modalidade a distância, com algumas atividades no Polo de Apoio Presencial. São 14 vagas para funcionários públicos e seis vagas para demais interessados portadores de diploma de Ensino Médio.

O curso tem a duração de quatro semestres. Possui a carga horária de 2035 horas além das horas de atividades extracurriculares.

O Projeto Pedagógico do curso foi elaborado para capacitação profissional dos servidores que atuam nas diversas áreas da Segurança Pública em nosso estado, os quais devem ter concluído o Ensino Médio completo e/ou egressos do Ensino Superior. O Curso tem como estratégia, a articulação do campo teórico com o profissional, motivo pelo qual foi estruturado em três módulos, o primeiro relacionado a disciplinas de Formação Básica Geral, o segundo de Formação Específica Profissional, e o terceiro relacionado a matérias de Diversificação ou Aprofundamento.

O curso tem como objetivo geral, a qualificação pessoal servidores públicos que trabalham na área da Segurança, visando uma formação com abordagem de saberes e competências diversas, que visam preparar o Tecnólogo, para assumir o exercício da Segurança Pública nas esferas municipal, estadual e federal.

Sobre o Curso

Trata-se de um novo curso, que iniciará suas atividades a partir do 1° Semestre de 2023. O curso será ofertado pelo Departamento de Direito Processual, vinculado ao setor de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, e visa a formação do Tecnólogo em Segurança Pública e seu currículo foi construído em consonância com a Resolução CNE/CP no 03 de 18/12/02, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia, com fundamento no Parecer CNE/CES No 436/2001 e no Parecer CNE/CP 29/2002, homologado pelo Senhor Ministro da Educação em 12 de dezembro de 2002, sendo cursos de graduação, com características especiais, que conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo.