O Conselho Municipal de Educação (CME) se reuniu na quinta-feira (23) no miniauditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) para a primeira reunião ordinária do ano de 2023.

Na pauta a eleição para a Presidência do Conselho, Apresentação do programa de formação continuada e Socialização das Câmaras Técnicas.

Foram definidos os novos integrantes para compor as representatividades dos Segmentos do Fórum Municipal de Educação, das Instituições de Ensino Superior, da APP Sindicato e representantes de Pais/Mães de estudantes da rede municipal. A nomeação será encaminhada para a solicitação de novo Decreto. O Conselho segue com o mesmo calendário de reuniões para as Câmaras Técnicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, nas quais discutiu-se as ações que serão encaminhadas para o ano e também a análise dos processos de Renovação do Credenciamento para a Oferta da Educação Básica, Renovação da Autorização para Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que será pauta permanente dessas Câmaras.

O Conselho realizou o processo de eleição para Presidência da Gestão 2023 a 2025. Foram eleitas por aclamação a conselheira Giovana Teixeira Ribinski (Representante da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino (NRE) como presidente e a conselheira Elisabete Cardoso da Silva (Representante do Fórum Municipal de Educação como vice-presidente, com mandato de 2 anos (2023 a 2025).

O programa de Formação Continuada para os Conselheiros foi pauta de discussão e encaminhamentos com formações previstas para iniciarem no mês de março. Esse programa tem como objetivo capacitar os representantes do Conselho para que possam exercer com conhecimento e propriedade as demandas referentes à educação municipal, deliberando, normatizando sobre essas especificidades. Essa é uma das mais importantes estratégias para o fortalecimento da gestão democrática, e o controle social das políticas educacionais do município.