O Projeto Decolar de iniciativa da Klabin em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Tiro de Guerra formou a segunda turma com 193 alunos de cinco escolas da Rede Municipal de Ensino.

O projeto tem como objetivo difundir a cultura de segurança nos bairros localizados próximos ao Aeroporto Monte Alegre, em Telêmaco Borba.

As escolas participantes do Projeto Decolar são a Castelo Branco, Paulo Freire, Gonçalves Ledo, Juventina Betim da Silva e São Silvestre.

A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (22), no Auditório Professora Carmem Iolanda Dalécio da Secretaria Municipal de Educação. Os participantes receberam o reconhecimento como Agentes Fiscalizadores da Segurança e apresentaram poemas e paródias para transmitir o que os quatro anos de aprendizagem representaram para eles.

Os alunos iniciam o projeto no 2º ano do Ensino Fundamental, e, ao longo do período, até chegar o 5º ano, são orientados por colaboradores da Klabin e atiradores do Tiro de Guerra de Telêmaco Borba sobre o comportamento adequado que a comunidade deve ter nas proximidades do aeroporto, com o objetivo de garantir a segurança da população e de difundir os conceitos de preservação e respeito ao patrimônio local.

As crianças, por sua vez, têm como missão compartilhar as informações passadas e conscientizar familiares, vizinhos e região sobre a importância da iniciativa para toda a cidade.

Participaram da formatura o tenente capitão aviador Ricardo Luis Pereira, representante do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), da secretária Municipal de Educação de Telêmaco Borba, Rosymeire Barbosa Siqueira Carneiro, do subtenente Roni Mariano, chefe de instrução do Tiro de Guerra, educadores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino.

O Projeto Decolar foi implantado em 2013 e desde a primeira edição, 3.929 alunos foram orientados em sala de aula para multiplicar seu conhecimento na comunidade, contabilizando mais de 34 mil abordagens educativas.

Fonte/Foto (Giovana Savinne) -  www.klabin.com.br - Projeto Decolar, da Klabin, forma segunda turma em Telêmaco Borba.