Começou nesta sexta-feira (04) o programa “Escola no Cinema”. Cerca de 370 crianças das Escolas Municipais Mãe do Perpétuo Socorro e Bento Mossurunga participaram das sessões no Cinema Cine Sul, nos períodos da manhã e tarde, onde assistiram o filme “As Aventuras de Tadeo”.

Era nítida a alegria das crianças, que além do filme, também receberam pipoca e refrigerante. “Essa é a primeira vez que venho ao cinema. Estou ansiosa para conhecer. Está tudo muito legal”, comentou a aluna Emanuelli Batista, que dividiu a primeira vez no cinema com os colegas Rômulo Gabriel e Juliana Silva.

A aluna Isadora Gabrielly Rosa Pereira já tinha ido ao cinema, mas mesmo assim estava muito empolgada. “Eu já vim duas vezes, mas desta vez é diferente. Estou empolgada, vai ser muito legal”, opinou.

A professora Gilmara Adriana Santos Evangelista, contou que os seus alunos estavam bastante ansiosos para assistirem o filme. “Muitos deles nunca foram, então para eles é um grande evento, algo muito especial. Vão encerrar o ano de forma diferente”, relatou.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, fez questão de acompanhar a entrada dos alunos na primeira sessão. Ele se mostrou muito feliz com a efetivação do programa que ele sugeriu, após ver uma sessão de cinema que contemplou a população através da Lei Aldir Blanc. “Muitos estão entrando num cinema pela primeira vez. Puderam conhecer esse ambiente, ganharam pipoca, refrigerante, como é nas sessões normais. Foi muito legal proporcionar esse prazer a eles”, opinou, acrescentando que esse projeto era para ser iniciado antes, porém foi prejudicado pela pandemia da Covid-19.

O secretário geral de Gabinete, Dr. Rubens Benck, também acompanhou o prefeito na recepção dos alunos. Ele destacou a alegria das crianças.  “Estamos realizando um projeto idealizado pelo Dr. Márcio. Onde traremos as crianças até o dia 06 de dezembro. É nítida a alegria deles, muitos vendo um filme no cinema pela primeira vez. É um grande projeto que traz cultura aos alunos”, destacou.

A secretaria municipal de Educação, Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro, disse que é um grande prazer proporcionar uma ação que leve as crianças a conhecerem o cinema. “É uma memória feliz que eles vão ter, que mesmo adultos lembrarão. Na prática pedagógica o filme contribui para despertar a atenção dos estudantes principalmente quando aborda conteúdos necessários a formação curricular, sendo estes apresentados por uma linguagem interativa, muitas vezes sensibilizando quem assiste. Com certeza momentos como este ficarão eternamente guardados na memória dos estudantes e dos professores”, afirmou.

PROJETO ESCOLA NO CINEMA

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Cine Sul Cinemas, levará entre os dias 04 de novembro a 06 de dezembro os alunos da Rede Municipal de Ensino para o cinema. Participarão do programa Escola no Cinema os 7.283 alunos das 23 instituições de ensino da Rede Municipal e APAE, que assistirão o filme “Tadeo”.

O cinema é relevante, pois contribui para o processo de socialização realizado pela escola. “Ver filmes é uma prática social tão importante, do ponto de vista da formação cultural e educacional das pessoas, quanto a leitura de obras literárias, filosóficas, sociológicas e tantas mais”, diz Rosália Duarte, em seu livro Escola & Cinema.

A linguagem cinematográfica pode viabilizar a aprendizagem dos conteúdos acadêmicos e ampliar a visão de mundo do aluno, à medida que a instituição propicia o acesso à cultura, arte e a comunicação audiovisual. A utilização de filmes como formas pedagógicas, independente da temática ou gênero que o professor escolher, pode despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e pela pesquisa, por meio do olhar.

Faça seu comentário!