A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Cine Sul Cinemas, levará entre os dias 04 de novembro a 06 de dezembro os alunos da Rede Municipal de Ensino para o cinema. Participarão do programa Escola no Cinema os 7.283 alunos das 23 instituições de ensino da Rede Municipal e APAE, que assistirão o filme “Tadeo”. 

O cinema é relevante, pois contribui para o processo de socialização realizado pela escola. “Ver filmes é uma prática social tão importante, do ponto de vista da formação cultural e educacional das pessoas, quanto a leitura de obras literárias, filosóficas, sociológicas e tantas mais”, diz Rosália Duarte, em seu livro Escola & Cinema.

A linguagem cinematográfica pode viabilizar a aprendizagem dos conteúdos acadêmicos e ampliar a visão de mundo do aluno, à medida que a instituição propicia o acesso à cultura, arte e a comunicação audiovisual. A utilização de filmes como formas pedagógicas, independente da temática ou gênero que o professor escolher, pode despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e pela pesquisa, por meio do olhar.

SINOPSE

Tadeo mostra que seu maior sonho é ser aceito por seus colegas arqueólogos, mas seu comportamento naturalmente desastrado o atrapalha quando, acidentalmente, ele destrói um sarcófago raro e, como consequência, lança um feitiço que coloca em risco a vida de seus amigos. A jornada para salvar Mummy, Jeff e Belzoni desencadeará uma aventura carregada de ação que levará Tadeo e Sara a viajar para os mais distantes cantos do mundo em busca de uma forma de impedir a maldição da tábua de esmeralda.

O filme tem classificação recomendada e pode ser usado para trabalhar a habilidade número 9 da BNCC, de empatia e cooperação, e em segundo plano é possível também relacionar com a habilidade de responsabilidade e cidadania.

"Promover ação como esta para todas as escolas municipais nos enche de alegria e entusiasmo, pois acreditamos que o filme contribui para despertar a atenção dos estudantes principalmente quando aborda conteúdos necessários a formação curricular, sendo estes apresentados por uma linguagem interativa, muitas vezes sensibilizando quem assiste. Com certeza momentos como este ficarão eternamente guardados na memória dos estudantes e dos professores”, afirmou a secretária municipal de Educação, Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro.

Faça seu comentário!