O prefeito, Dr. Márcio Matos, e o secretário geral de Gabinete, Rubens Benck, recepcionaram na tarde de sexta-feira (28) no gabinete, a estudante do Colégio Estadual Wolff Klabin, Thayse Sachs de Meira, selecionada pela Rede Estadual de Ensino a participar de um intercâmbio estudantil na Nova Zelândia.

Acompanhada do seu pai, Eliezer Meira, e de sua mãe, Tatiane Sachs Meira, ela contou sobre sua experiência de 96 dias no país que fica na Oceania. “Foi incrível. Eu conheci outra realidade. Lá tem muito mais acessibilidade, segurança, a educação é diferente, com mais tecnologia. Eu tive a oportunidade de conhecer uma nova língua, novas tecnologias, que ajudaram muito no aprendizado”, afirmou Thayse.

Tatiane acompanhou Thayse, que é cadeirante, também ratificou a opinião da filha. “É um mundo diferente. Um povo muito hospitaleiro, com uma educação diferente, uma sociedade segura, sem violência. As escolas eram adaptadas, que facilitou o deslocamento com a minha filha. Sem contar que nas escolas tinha uma diversidade de matérias como música, teatro, culinária, marcenaria”, relatou.

O pai de Thayse relatou que ela ficou um trimestre escolar lá e a maior dificuldade foi estudar num ambiente que somente fala a língua inglesa, estudando num período integral. Assim estudando diversas matérias da grade de estudo lá.

“Minha filha é portadora de uma doença degenerativa AME tipo 2, mas sua deficiência não foi empecilho ou barreira pra ela dedicar ao máximo ao estudo e seu maior sonho era viajar ao mundo, e através dos estudos e dedicação quebrou todas as barreiras, sendo a primeira aluna com deficiência conquistar a participar do Programa Ganhando o Mundo”, destacou Eliezer.

Ele destacou o orgulho de sua filha e agradeceu aos envolvidos na realização do sonho de Thayse. “Para mim sendo pai é o motivo de muito orgulho e foi uma conquista de toda a família, ela superou seus limites e ganhou o mundo por sua dedicação.  Meus agradecimentos ao Governo do Estado pelo Programa, ao Núcleo Regional de Educação e ao Colégio Wolf Klabin, que viabilizou a participação dela, e ao prefeito Dr. Márcio que apoio de todas as formas possíveis.  Também agradeço a todos os amigos, familiares e professores pelas orações e energias positivas”, declarou.

Dr. Márcio e Dr. Benck também declararam o seu orgulho por uma telemaco-borbense ter viajado para o “outro lado do mundo”. “Estamos muito orgulhosos por termos uma aluna de nossa cidade nesse programa. Isso mostra a qualidade da nossa educação e dos nossos alunos. Ela conheceu novas culturas, uma nova língua e vai dividir suas experiências com os colegas, trazendo crescimento para todos”.

THAYSE SACHS DE MEIRA

Thayse Sachs de Meira é filha do casal Elieser e Tatiane Meira. Nascida em Telêmaco Borba, tem 15 anos, e atualmente cursa o 1° ano do Novo Ensino Médio, no Colégio Estadual Wolff Klabin. Sempre estudou em escolas públicas: Escola Municipal Conselheiro Zacarias, Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima e Colégio Estadual Wolf klabin.

Muita dedicada aos estudos, obteve pontuação com suas notas de 790 de 800 pontos possíveis. Seu sonho é graduar em Direito e ser Juíza.

GANHANDO O MUNDO

O programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Paraná, via Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, tem o propósito de oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no exterior, hospedados com uma família local, praticando a língua inglesa, desenvolvendo a autonomia e ampliando os repertórios culturais e acadêmicos. Ao retornar ao Brasil, o aluno tem a missão de compartilhar com colegas e professores todo o aprendizado vivido.

100 estudantes da rede estadual estiveram no Canadá, chegaram ao país em fevereiro e concluíram o semestre de estudos nas escolas canadenses e retornaram ao Brasil no fim de junho.

PROCESSO SELETIVO

A primeira etapa de seleção consistiu na análise dos requisitos obrigatórios para a participação: estar regularmente matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil (novembro de 2022), ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da Base Nacional Comum Curricular.

Na segunda etapa, foi feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada município paranaense, foi selecionado o aluno com a maior nota no ano passado (soma das médias anuais de todas as disciplinas da BNCC). Dessa forma, um estudante de cada município passou para a terceira e última etapa do processo seletivo. Na etapa final, foram selecionados os 100 primeiros colocados.