Dois dias de diálogos entre gestores, professores, representantes de pais/mães, conselhos escolares, estudantes e conselhos municipais marcaram IX Conferência Municipal de Educação, quando foram apresentadas proposições de melhoria para a educação municipal e para a melhoria da aprendizagem das crianças e estudantes, frente aos desafios deixados pela pandemia do Covid-19.

A Conferência foi realizada na segunda-feira (26) e na terça-feira (27) com o tema “Plano Municipal de Educação 2015-2025: pós-pandemia, necessidade de valorização das instituições escolares e compromisso com o processo ensino-aprendizagem de todas as crianças e estudantes”.

A Conferência teve como objetivo mobilizar os profissionais da educação, comunidade escolar e sociedade civil para a discussão e elaboração de estratégias de ação para a melhoria da qualidade da Educação, integrando as redes de educação de ensino do município para a consolidação do Plano Municipal de Educação.

A palestra de abertura, foi presidida pela coordenadora presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Paraná (UNCME) e vice-presidente da Região Sul Ana Lúcia Rodrigues e teve a temática “Os desafios do monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação na garantia de direitos à Educação Municipal”.

A Conferência contou com a participação de representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), Fórum Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação para o planejamento e a organização das pré-conferências nas instituições de ensino que aconteceram na semana de 14 a 22 de setembro, na coordenação dos grupos de trabalho e na plenária geral da Conferência.

Na plenária geral foram aprovadas 72 proposições referentes aos 10 grupos de trabalhos que discutiram propostas para a Educação Infantil até o Ensino Superior do município.

A Escola de qualidade também foi expressa pelos estudantes “A escola que eu quero para mim, tem que ter educação de qualidade, com professores especializados, aprendemos de verdade”.