Representantes do Conselho Municipal de Educação estiveram na quinta-feira (26),  no Auditório Professora Carmem Iolanda Dalécio, na Secretaria Municipal de Educação, para reunião ordinária. O encontro teve como pauta: abertura da sessão; apresentação da pauta; leitura da ata anterior; informes da presidente e vice presidente; participação efetiva dos conselheiros (as); encaminhamento para a IX Conferência Municipal de Educação; processo para formação dos conselheiros (as); criação do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – CMEJA; socialização das Câmaras Técnicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e encerramento da Sessão.

Dentre todos os assuntos dialogados, a criação do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos - CMEJA foi uma das importantes ações encaminhadas pelo Conselho juntamente com a Secretaria Municipal de Educação.

O CMEJA foi criado pelo Decreto nº 28.383 de 20 de maio de 2022, com o objetivo de centralizar as turmas de EJA que estavam distribuídas em três escolas municipais da rede e ofertar vagas para o atendimento à população que não concluiu o Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º Ano).

O Centro está localizado na Avenida Presidente Kennedy nº 400 – Centro, e está em funcionamento no prédio da Escola Municipal Leopoldo Mercer - EIEF. No momento, o CMEJA está atendendo uma turma no período da manhã e duas turmas no período da noite com possibilidades de vagas para novas matrículas.

Para matriculas de jovens e adultos que não concluíram esta etapa de escolarização a idade é definida pela legislação a partir dos 15 anos completos.

O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos está sob a coordenação pedagógica da professora Edna Ferreira da Silva. Conforme enfatizado pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Elma Giane Assueiro Carneiro “essa organização é uma experiência nova para a rede municipal, entretanto, foi à melhor alternativa encontrada para oportunizar aos jovens e adultos a retomada dos estudos e a conclusão nessa etapa, e assim prosseguirem com a escolarização”.

Faça seu comentário!