O prefeito, Dr. Márcio Matos, e o vereador, Antonio Flenik, estiveram na manhã de quarta-feira (20), no Complexo de Lazer da Área 07, onde os alunos da Escola Municipal Gonçalves Ledo, plantaram árvores em parceria com o Programa Caiubi.

“Essa é uma ação muito importante, igual as demais que estamos fazendo com várias escolas municipais, que conscientizam sobre o meio-ambiente, mostram de forma prática às crianças a importância da natureza e as incentivam a serem adultos conscientes, que cuidarão melhor do nosso planeta”, opinou Dr. Márcio.

Flenik também é um entusiasta do meio-ambiente e principalmente da arborização de ambientes urbanos. Ele fez questão de acompanhar a ação dos alunos. “Há um tempo eu plantei várias árvores na Vila Esperança e bairros vizinhos. Ações como essa são importantes, ainda mais num tempo em que a preservação do meio-ambiente se torna ainda mais essencial”, afirmou.

A diretora do Gonçalves Ledo, Vanilza Segal da Rocha Batista, considerou a ação muito especial. “Nós ultrapassamos os muros da escola. Agradeço a todos que contribuíram para que isso acontecesse, aos pais de alunos que se fizeram presentes e ajudaram com o plantio das árvores. Com certeza deixamos o nosso complexo mais bonito”, comentou, agradecendo a presença de Dr. Márcio e Flenik na ação.

A professora responsável pela turma do 3º ano, Roseli de Oliveira, desenvolveu o Caiubi com a temática “As riquezas da nossa fauna”. “Esse trabalho envolveu todas as turmas, desde a Educação Infantil até o 5º do Ensino Fundamental. As professoras, de acordo com cada ano, exploraram essa temática. Trabalhamos a biodiversidade, preservação do meio-ambiente e fauna do Paraná”, contou, acrescentando que o trabalho foi enriquecedor para alunos, professores e contribui com a comunidade, que terá acesso ao trabalho, através do plantio das árvores.

A coordenadora da Escola, Geane Benício, mostrou sua satisfação com o encerramento dos trabalhos do Caiubi. “A Klabin nos deu apoio com as orientações e neste mês desenvolvemos ações, que foram trabalhadas em todas as turmas. A professora Roseli desenvolveu junto comigo, deu apoio e suporte às professoras. Trabalhamos em diversos aspectos da nossa natureza. Hoje aconteceu uma ação muito importante, que foi o plantio das árvores. É muito importante a conscientização, pois vão preservar e conservar o nosso meio-ambiente. É algo muito gratificante”, finalizou.

PROGRAMA CAIUBI

O Programa Caiubi de Educação Ambiental é uma parceria do Governo Municipal com a Empresa Klabin, e tem como objetivo oferecer formação aos professores da Rede Municipal de Ensino para desenvolvimento de ações ambientais, disseminando conceitos de consciência ecológica entre professores e alunos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

As atividades estão integradas a Agenda 21 Escolar que é um protocolo de intenções de cada unidade escolar na execução do trabalho de educação ambiental durante o século XXI.