Dando continuidade ao Programa de Formação Continuada para os profissionais da Educação, a equipe da Secretaria Municipal de Educação organizou mais uma etapa de formações para os professores da rede municipal. Foram vários encontros que envolveram reflexões e práticas do trabalho docente em sala de aula.

Nos dias 06 e 12 de maio, a formação aconteceu no Auditório Carmem Iolanda Dalécio, da Secretaria Municipal de Educação. O Encontro foi sobre Alfabetização, ministrado para aproximadamente 150 professores do 1º ano, 2º ano, estagiários do Magistério, professores de Sala de Recursos, da Classe Especial e professores Comunitários do Programa Mais Educação.
A formação foi ministrada pela fonoaudióloga Mônica Barreto de Oliveira integrante da equipe do CEMAE – Centro Municipal de Atendimento Especializado/SME. Durante estes dias foi trabalhado, "Consciência Fonológica – o que é e como Ensinar" e "Processamento Fonológico e Processamento Ortográfico".

Nos dias 08 e 09 de maio, no Campus da UEPG, ocorreu um encontro na área da Matemática,para aproximadamente 100 professores do 2º e 4º ano da Rede Municipal de Ensino.
A formação foi ministrada pela professora mestra Justina Motter Macarinni, de Curitiba. Durante estes dias foram trabalhados diversos conteúdos da Educação Matemática, com reflexões, sobre desafios, reafirmando que todo aluno tem o direito de aprender e de compreender as diferentes possibilidades para resolver situações problema atualmente vivenciadas.

No dia 13 de maio, no Campus da UEPG, aconteceu outra formação de Matemática para aproximadamente 40 estagiários do Magistério e professores Comunitários do Programa Mais Educação.
A formação foi ministrada pela professora Mônica Soltau, responsável pelo projeto Clube da Matemática, do Colégio Positivo. Nesta formação foram trabalhos conteúdos relacionados à Educação Matemática – Conceitos Fundamentais: números, operações e jogos, a utilização de materiais alternativos na confecção de jogos educativos matemáticos para trabalhar com a construção do número, as quatro operações fundamentais de forma expandida e outros conteúdos.
Os professores confeccionaram jogos e a professora trabalhou a aplicação destes em sala de aula, contribuindo para a realização de um trabalho baseado na compreensão e reflexão.

Segundo os professores participantes, os encontros foram excelentes, permitindo a reflexão sobre os conteúdos necessários ao trabalho em sala de aula e a relação entre a fundamentação teórica e a prática pedagógica.
IMAGEM
Formação ministrada pela professora mestra Justina Motter Macarinni, de Curitiba.