A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba está realizando a testagem em massa para Covid-19 dos alunos da Rede Municipal de Ensino visando as voltas às aulas no próximo ano. A previsão é que sejam 18.950 testes, num investimento de R$ 2.548.775,00.

Os testes começaram a ser aplicados no dia 01 de dezembro e seguem até o dia 22 deste mês. Eles terão uma pausa devido às festas de final de ano e retornam a testagem a partir do dia 04 de janeiro, seguindo até o último dia do primeiro mês do ano.

Os testes serão aplicados em todos os alunos matriculados nos CMEIs e nas Escolas Municipais e em um familiar dos mesmos. Também serão testados todos os funcionários dos CMEIs, das Escolas Municipais e da Secretaria Municipal de Educação, inclusive menores aprendizes, estagiários e funcionários terceirizados que prestam serviços nestes locais.

Os alunos das Escolas Estaduais que funcionam em dualidade administrativa com o Município: Escola Estadual São Francisco, Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, Escola Estadual Bela Vista, Escola Estadual Bom Jesus, Escola Estadual Padre José de Anchieta e Escola Estadual Gregório Teixeira, também serão testados, assim como os alunos da Escola de Educação Especial São Geraldo – APAE.

O teste é do tipo Teste Rápido para detecção de anticorpos do Coronavírus. Atualmente 12 equipes estão trabalhando. Cada equipe é composta por um administrativo e um profissional da área de saúde (enfermeiro ou técnico de enfermagem).