A Prefeitura, em parceria com a Sanepar, recebeu de 3 a 5 de fevereiro, em Telêmaco Borba o EcoExpresso. Um centro de educação ambiental itinerante que leva à população informações sobre meio ambiente e saneamento.

De acordo com Flavia Bueno da Luz, chefe da Divisão de Proteção Social Básica, da Secretaria Municipal de Assistência Social, na segunda-feira (3) ônibus esteve no CRAS Monte Alegre (Centro), na terça-feira (4) no CRAS Cidade Nova (São João) e  quarta (5) atendendo ao público no CCAJ (Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude) e as crianças do CCC (Centro de Convivência da Criança).

O ônibus é equipado com uma grande maquete que permite ao visitante conhecer o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado. Esse caminho é chamado de Ciclo do Rio ao Rio.

Além dos processos de abastecimento com água tratada e de coleta e tratamento de esgoto, a maquete demonstra como é feita a produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de esgoto. Também apresenta o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos.

O objetivo do EcoExpresso é fazer com que a população se sinta responsável pela preservação dos recursos hídricos e que adote atitudes sustentáveis no dia a dia, como usar água sem desperdiçar, destinar o lixo corretamente e fazer a ligação do imóvel à rede de esgoto de forma adequada.

O EcoExpresso Sanepar, um ônibus especialmente preparado com maquetes, painéis iluminados e vários outros recursos para disseminar práticas do cuidado com a água, está completando uma centena de cidades visitadas desde a sua criação, em 2014.

Circulando por todo o Paraná, suas maquetes demonstram o ciclo da água, desde as nascentes, passando pela formação de rios e barragens para captação de água, por uma estação de tratamento de água, redes e reservatórios de distribuição de água até as residências.

Fotos - EcoExpresso Sanepar que esteve nos últimos dias em Telêmaco Borba trazendo informações sobre meio ambiente e saneamento.