CCAJ - Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude trabalhou, na semana de 15 a 19 de julho, com os adolescentes sobre o tema Dia do Amigo.

“A amizade se constrói na convivência e nas ações do dia a dia. Dessa forma, o ambiente do CCAJ tem uma função importante de instruir, mostrar caminhos, apresentar soluções e proporcionar reflexões e aprendizagens sobre valores essenciais ao crescimento individual”, avalia a coordenadora, pedagoga Luciandréa Camargo.

Com o tema objetivou-se que os adolescentes pudessem:  desenvolver a afetividade, autoestima, otimismo, controle dos impulsos, compreensão do outro, empatia ao ouvir, prestatividade, solidariedade, sinceridade, comunicação interpessoal; entender a importância de cultivar amigos dentro e fora do CCAJ.

O tema em destaque também proporcionou incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo; diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os adolescentes e refletir sobre a amizade verdadeira e as más influências.

Durante a semana, os educadores desenvolveram diversas ações como uso de vídeos, slides, produção de cadernetas, brigadeiros, pintura em tela Romero Brito, chaveiros para presentear um amigo, atividades de recorte e colagem, dinâmicas, grupo 3 da educadora Mariciane desenvolveram uma "Ação amiga" recolhendo doações de agasalhos e cobertores que posteriormente serão doados aos moradores de rua da cidade, em tempo agradecemos aos moradores do bairro Jardim Bandeirantes que nos receberam, nos ouviram e se sensibilizaram a ação proposta pelos adolescentes.

O encerramento da semana contou com o cine fórum com os filmes: “Dumbo” e “Intocáveis” e a revelação da brincadeira do ‘amigo secreto’ promovido pelos grupos de adolescentes.

O CCAJ - Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude trabalha com diversas modalidades: Oficinas nas segundas feiras, Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de terça a sexta feira e também com Projetos.

Localiza-se na Avenida Marechal Floriano Peixoto – ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), telefones 3904-1606 ou 3904-1334.

Foto - Adolescentes participaram de várias atividades desenvolvidas pelo CCAJ - Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude referentes a amizade, em especial ao Dia do Amigo. 

 

Faça seu comentário!