O Colégio Estadual Jardim Alegre (CEJA) promoveu no dia 26 de junho, pela manhã, uma “Roda de Conversas sobre prevenção ao uso de Drogas, referente ao projeto do Governo de Estado denominado: “Junho, Paraná Sem Drogas”. O estabelecimento de ensino foi o escolhido entre dezenas de escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba.

Participou um grupo de 22 alunos, e alguns pais, de diversas séries do colégio e a participação de representantes de vários órgãos como: Ministério Público, promotor Matheus Ávila, Núcleo Regional de Educação, professoras Luciane Alves e Rose Messias, Liberdade Cidadã, representada pela Marjorie Kempe, Polícia Militar, soldado Alisson, Patrulha Escolar representados pelos soldados Elisane e Daniel, CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, pelo psicólogo Nereu Novaes Filho, Conselho Tutelar e COMDTEB- Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Telêmaco Borba, representados por Paulo Roberto e pela 21ª Regional de Saúde a enfermeira Angélica.

A roda foi presidida inicialmente pela pedagoga do CEJA, Rejane Grummt, que após a abertura possibilitou aos alunos fazerem perguntas a todos os envolvidos e obtiveram respostas imediatas e técnicas sobre os temas em questão.

Para a pedagoga Rejane, o evento foi valioso para os alunos. Segundo ela, perguntaram: o que fazer com um amigo que está dependente das drogas?; sobre a descriminalização da maconha e a respeito das penas que são aplicadas para os menores infratores.

Rejane ressaltou que todos devem ser tratados de maneira igual, com respeito e cuidado para com o dependente químico e que se deve colocar no lugar do outro.

No final, a diretora do CEJA, Vanilcea de Lima Rocha Gomes fez o encerramento e agradecimentos das autoridades em participar desta roda de conversa de um assunto de tão grande importância no meio social.

O evento aconteceu exatamente no dia 26 de junho, Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

O lema foi: “Drogas, não quero essa pedra no meu caminho. Seu ‘barato’ custa caro! Além de destruir sua vida, as drogas financiam o tráfico e criminalidade”.

Foto - Autoridades de diversas áreas participaram e contribuiram com a Roda de Conversas promovida pelo CEJA - Colégio Estadual Jardim Alegre.