A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Samuel Klabin (CREAS/SK), de maneira articulada com outras unidades da rede de atendimento intersetorial, realizou no dia 7 de junho, entre às 13h30 às 15h30, a chamada abordagem social.  

 Participaram da ação a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS,  Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF e Vigilância Epidemiológica por meio de vacinação contra o vírus da gripe, além do apoio da Policia Militar. Estes são alguns atores que estão envolvidos na promoção, proteção e defesa dos direitos por meio das políticas públicas setoriais e órgãos do Sistema de Garantias de Direitos disponíveis no município, efetuaram ação conjunta de abordagem social para as pessoas em situação de rua.

 A Abordagem social foi realizada em locais mapeados através de denúncias e solicitações com incidência de população em situação de rua, mendicância e dependência química, com a finalidade de identificar e assegurar os direitos desses.

 Os profissionais envolvidos realizaram acolhimento, preenchimento de formulários, atendimentos as necessidades imediatas, orientações e encaminhamentos das pessoas para o CREAS/SK, Albergue Municipal Noturno e outros serviços pertencentes a rede de proteção social.

 As ações em conjunto visam, além de garantir direitos, apresentar a possibilidade de novos projetos de vida, processo de saída das ruas, condições de acesso a benefícios assistenciais e ações de reinserção social e familiar.

 

Faça seu comentário!