Serviços passam a se chamar CCAJ - Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude

O Conselho Municipal de Assistência Social, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei Municipal nº 1805 de 22 de dezembro de 2010 e, considerando deliberações de plenária realizada em 22/05/2019, resolveu aprovar a unificação dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sendo estes:  Centro de Convivência do Adolescente (CCA) e Centro de Convivência da Juventude (CCJ), o qual passará a ser identificado como CCAJ - Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude.

A medida de unificação, segundo consta na resolução, fora tomada, visando otimizar o espaço físico do Centro da Juventude, no qual o serviço estará localizado, bem como, os recursos disponíveis.

A Resolução nº 10 a qual consta a unificação é datada do dia29 de maio e está publicada na edição 1363 do Boletim Oficial, do dia 6 de junho de 2019.

Estudos prévios para unificação

Inicialmente aconteceu a reunião e consulta da possibilidade de unificação com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social - SEDS/SEJUF e na sequência reunião da Secretaria Municipal de Assistência Social com a Administração Pública, sendo que após parecer favorável de ambos a proposta passou por aprovação do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) através da Resolução 10/2019 e o Conselho Municipal da criança e do adolescente (CMDCA) através da Resolução 09/2019 que aprovou o Projeto Político Pedagógico do CCAJ.

O Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude (CCJ) possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários. É ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida, de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos adolescentes e jovens.

O Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude (CCAJ), desenvolve seus trabalhos na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, Jardim Bandeirantes, Município de Telêmaco Borba – Paraná, CEP: 84.266-010, ao lado da UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Funciona em prédio próprio, sendo as responsabilidades do Governo do Estado e Município. Fones para contato: 3904-1606 ou 3904-1334, sendo o horário de funcionamento das 8h às 12h e das 13h 17h, de segunda a sexta-feira podendo ofertar algumas atividades esporádicas a noite e/ou finais de semana.

Inicialmente se condiciona a atender a demanda total com a junção do CCA e CCJ de 240 adolescentes divididos em:

1. SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
  2. Oficinas – Demanda espontânea;
  3. Projetos e Agente de Cidadania.

Os grupos estão divididos em 25 adolescentes/cada. Lembrando que o grupo formado pelos Agentes de Cidadania é composto atualmente por 40 adolescentes inscritos.

As instalações permitem atividade em parceria com a comunidade e demais instituições/empresas que queiram desenvolver com a Secretaria Municipal de Assistência Social/CCAJ.

• Permite empréstimo das instalações pela comunidade com agendamento prévio.
  • O espaço atual do CCAJ conta com seis salas que são utilizadas para atividades grupo 01, grupo 02, grupo 03, grupo 04 e grupo 05, Sala de dança e lutas, auditório, espaço Multifuncional (Sala de Jogos/ Interação/Canto da Leitura e convivência), sala da coordenação geral, equipe técnica e secretaria, cozinha e refeitório, Laboratório de informática e almoxarifado, banheiro/vestiário feminino e banheiro/vestiário masculino adaptado com chuveiro e banheiro para pessoas com alguma deficiência física e quadra poliesportiva.
  • Sobre o Programa Bolsa Agente de Cidadania (LEI ESTADUAL Nº 16.021/2008)

O Programa Bolsa Agente de Cidadania fomenta o protagonismo juvenil propiciando a participação do adolescente em atividades que extrapolam os âmbitos de seus interesses individuais e familiares e que podem ter como espaço diversos âmbitos da vida comunitária e até mesmo a sociedade em sentido mais amplo. Participar para o adolescente é envolver-se em processos de discussão, decisão e execução de ações, visando, através do seu envolvimento na solução de problemas reais, desenvolver o seu potencial criativo e a sua força transformadora.

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO:

• Interesse
  • Apresentar proposta nas áreas de esporte, lazer, cultura e cidadania
  • Em idade escolar, estar matriculado em sistema de ensino
  • Renda mensal familiar “per capita” menor ou igual a um salário mínimo e inscritos no Cadastro Único;
  • Vinculado ou inserido em alguma atividade desenvolvida pelo Programa Centro da Juventude. O adolescente inserido no Programa, ao executar seu projeto recebe uma ajuda de custos no valor de R$210,00/mensais.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES GERAL – JUNHO DE 2019

• Segunda-feira - Oficinas – Demanda espontânea (Aberto a todos os adolescentes e jovens da cidade, as inscrições podem ser realizadas no próprio Centro)
  • Terça-feira a sexta-feira – SCFV (A vaga pode ser solicitada no CRAS de referência do bairro)
  • Foto (arquivo) - Dependências onde passam a funcionar conjuntamente o CCA e CCJ, com a nova nomenclatura de CCAJ - Centro de  Convivência do Adolescente e da Juventude