No mês de maio, a ação tratou o dia de combate ao abuso e à exploração sexual

O dia 12 de junho foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e para conscientizar a população a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as secretarias municipais Cultura, Esporte e Recreação, Saúde, Educação e o Conselho Tutelar está desenvolvendo atividades.

Na quinta-feira (13), às 14 horas, no Anfiteatro da Casa da Cultura, será apresentado o espetáculo “Criança não trabalha, dá trabalho” da Associação Circo Teatro sem Lona.

O teatro é direcionado para estudantes, de 12 a 18 anos, da rede municipal de ensino, do Centro de Convivência da Criança (CCC), Centro de Convivência do Adolescente (CCA), público do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

O espetáculo é aberto à comunidade.

“Criança não trabalha, dá trabalho”

A peça teatral trata de uma forma lúdica abordando contexto histórico no trabalho infantil. Contos como “A Cigarra e a Formiga”, “A gata Borralheira” foram utilizados para criar personagens para uma viagem divertida, mas consciente sobre o problema da exploração do trabalho infantil pelos adultos e pela a sociedade capitalista, deixando claro que o trabalho da criança é brincar e estudar. Com músicas inspiradas em cantigas de roda e circense, o grupo usa um refrão que fixa para o espectador criança que ela tem deveres quando se trata de estudo, de sua higiene pessoal e seus objetos pessoais, mas que não tem que se responsabilizar por obrigações que são dos adultos, como dar sustendo a uma família e trazer o que comer para casa, isso é responsabilidades de adulto.