Com participação aproximada de 200 pessoas, a IV Conferência Municipal dos Direitos do Idoso teve como tema “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Realizada na quinta-feira (30/5), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a Conferência reuniu idosos, a sociedade civil organizada e órgãos governamentais que tiveram a oportunidade de discutir e debater políticas públicas para os idosos, nesta edição tratando sobre o envelhecimento.

A palestra da pedagoga e coordenadora da política da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Adriana Santos de Oliveira, trouxe reflexões a respeito do tema: Envelhecimento Humano como um fato social e suas projeções; a velhice e as mudanças que geram, sendo uma estação de perdas, mas que ao mesmo tempo trazem novos significados para a vida do idoso.

A palestrante finalizou a palestra, ressaltando a respeito dos Eixos, suas finalidades frente as propostas de políticas públicas que comtemplem as demandas impostas a realidade dos idosos.

A Conferência teve sequência no período da tarde com a apresentação dos sete Eixos para debater assuntos de interesse do idoso e posteriormente levantar as propostas que venham a contribuir para os direitos e deveres do idoso.

O primeiro Eixo tratou sobre os direitos fundamentais na construção/ efetivação das políticas públicas na área de saúde; o segundo Eixo tratou sobre os direitos fundamentais na construção/ efetivação das políticas públicas na área de Assistência Social e Previdência; o terceiro Eixo sobre os direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas de Moradia e Transporte; o quarto Eixo tratou sobre os direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas na área de Educação: assegurando direitos e emancipação humana; o sexto Eixo tratou a respeito do Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e no sétimo Eixo, sobre os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

As discussões dos Eixos apresentaram 31 propostas que serão defendidas na Conferência Estadual e encaminhadas para a Esfera Nacional.

Durante o evento também foi realizada a eleição que definiu os representantes que têm a missão de defender as propostas elencadas na Conferência Municipal. A Conferência Estadual será em Curitiba nos dias 14, 15 e 16 de agosto.

 

Delegados eleitos

Os delegados governamentais eleitos foram Bianca dos Santos como titular e como suplente Delair F. Lopes. A representação não governamental ficou como titular Rozalina Ernesto Lima e a suplente a Leony Ferreira.

 

Participação

No período da manhã foi realizado um momento cultural com a dançarina Katita que fez uma apresentação com a música Morena de Angola.

A mesa foi composta pelo prefeito Dr. Marcio Matos, pela vice-prefeita Rita Mara de Paula Araújo, pelo secretário municipal de Assistência Social Cleverson Silva dos Santos, presidente do Conselho do Municipal dos Direitos do Idoso Rosalina Ernesto Lima.

 

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba