O CCA – Centro de Convivência do Adolescente desenvolveu na semana de 15 a 18 de abril ações intencionais de preservar vínculos familiares e comunitários mediante a promoção do núcleo mais fundamental para todos, que é a família através do Tema: Adolescente e Família – Vínculo e Valorização.

“O CCA comunga com a ideia de que a convivência familiar é essencial para o desenvolvimento dos adolescentes, além de um direito inalienável, e que a promoção e o apoio aquelas mais vulneráveis é fator fundamental para que a prevenção da apartação social dos adolescentes e suas famílias não aconteça pela via da institucionalização imotivada, temos convicção disso e todo o nosso trabalho deve ser guiado por esse norte”, justificou a coordenadora, pedagoga Luciandréa Camargo.

Durante a semana, os educadores desenvolveram atividades objetivando que os adolescentes pudessem reconhecer as mudanças do conceito de família ao longo do tempo, conhecer as histórias das próprias famílias e das famílias de seus colegas, identificar o próprio modelo de família, respeitar as diferentes configurações familiares bem como perceber sobre a violência dentro da família e se em situação de vítima, saber aonde recorrer.

Sendo, documentário: Bernardo Boldrini, roda de conversa, slides explicativos, atividade da família representada com uso de massinha de modelar, Projeto Fortalecer – A família dentro do CCA, confecção de um Convite para uma “Mulher especial” dentro de sua família, leitura Livro da Família, música: Família (Titãs) e Cine Fórum com o filme: Valente.

Em paralelo aconteceram as atividades dos Projetos: Futsal feminino, Religiosidade e Zumba.

A cozinheira do CCA, Maritânia Aparecida Gaspareto carinhosamente ofertou aos adolescentes um “almoço especial de Páscoa” na quarta, sendo surpreendida por uma singela homenagem dos adolescentes por este carinho em preparar um almoço especial, Maritânia recebeu cartinhas e bombons.

Recebemos o voluntário Pablo que palestrou aos adolescentes sobre “Noções de Primeiros Socorros”.

A semana foi concluída com a Palestra sobre “Empoderamento Feminino” ministrado por Claudia Zielonka, onde o CCA com muito prazer recebeu as “mulheres especiais” que os adolescentes convidaram, sendo uma tarde de aprendizagem, desabafos e interações, ao final as mulheres receberam um “Kit de Higiene” fornecido de forma voluntária por Cláudia.

“O CCA agradece a todos os envolvidos nesta semana no tema com os adolescentes. Encerramos a semana, certos de que vínculos familiares foram estabelecidos, repensados e fortalecidos. Nosso muito obrigado” finalizou Luciandréa.

Foto - Adolescentes do CCA refletem sobre a importância familiar, o tema abordou “Adolescente e Família – Vínculo e Valorização”.