O Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março,  foi tema desenvolvido pela  equipe multidisciplinar do Centro de Convivência do Adolescente (CCA) com os jovens, no período de 5 a 9 de março.

A proposta, explica a coordenadora do CCA, a pedagoga Luciandréa Camargo, era que todos pudessem conhecer um pouco da história que se refere o dia.

Os adolescentes assistiram vídeos sobre as operárias carbonizadas e as conquistas históricas das mesmas. Discutiu-se a necessidade da quebra do paradigma: “Mulheres Marias, Amélias...”, bem como a importância da mulher na sociedade atual.

Conversou-se também sobre a mulher – mãe, com o dom de gerar vidas, pudemos assistir vídeos que falam sobre a violência contra a mulher - Lei Maria da Penha e sua efetividade.

No Cine Fórum, os adolescentes puderam assistir ao filme “Mulan” que mostra uma mulher de garra e coragem, a turma 2 ao filme “Gravidade”, e a turma 3 o filme “Operações Especiais”, todos relacionados ao assunto em destaque.

Várias ações foram exploradas como jogos, quebra cabeça. Em arte realizou-se a confecção de painel, caderno de recados, enfeite e flores para ofertar às mulheres especiais na vida dos adolescentes.

O CCA- Centro de Convivência do Adolescente, fundado em 2014, é um órgão da Prefeitura de Telêmaco Borba tem como objetivo o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social que atende adolescentes com idade de 12 a 18 anos. Localiza-se na Rua Bandeira, S/N, no bairro Jardim Bandeirantes, telefone (42) 3904-1606.

Foto - Adolescentes participaram diversas atividades relativas ao Dia Internacional da Mulher.