O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Telêmaco Borba organiza nesta quarta-feira (14) uma passeata do Dia Mundial de Conscientização contra a Violência da Pessoa Idosa.

A concentração será às 13h30 na Avenida Horácio Klabin, esquina com a Rua Tiradentes. A passeata será iniciada às 14 horas e seguirá pela Avenida Horácio Klabin até as Casas Bahia.

A ação tem o objetivo criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. A violência deve ser entendida como uma grave violação aos direitos humanos.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a ser lembrado em 15 de junho de cada ano, foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Objetiva criar uma consciência mundial e local sobre a existência dessa violência, as formas de combate e os mecanismos de denúncia.

A violência presente no contexto social, familiar e institucional não pode ser vista como normal. Que cada cidadão, cada órgão de imprensa, cada instituição se juntem a essa campanha, para estimular a reflexão com vistas à reconstrução da sociedade que seja capaz de primar pelo bem-estar de todos. Que o resgate de atitudes de convivência respeitem a peculiaridade de cada cidadão, e também a da pessoa idosa, cujo grau de sofrimento e de vulnerabilidade se potencializa em função da complexidade de ser/existir por muitos anos.

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Telêmaco Borba, se mobiliza através da sociedade civil, das instituições não-governamentais e governamentais, integram um grande movimento contra a violência à pessoa idosa, levando às instâncias de defesa dos direitos do Idosos municipal, estadual e federal ações em cumprimento à sua finalidade e à lei.

 

Faça seu comentário!