O Centro de Convivência da Juventude (CCJ) promoveu na sexta-feira, 4, uma reunião com um grupo de 20 jovens para tratar sobre o Projeto Agentes da Cidadania.

Este foi o primeiro encontro de convivência e formação que teve como tema “Direitos e Deveres: Trabalho em equipe”.

De acordo com a coordenadora do CCJ, a pedagoga Roseli Pistori Machado, atualmente existem 20 agentes selecionados e agora está sendo feito o processo para a seleção de mais 20, totalizando 40 agentes beneficiados. Esta será a segunda turma do projeto.

Cada jovem integrante do projeto recebe uma bolsa auxílio prevista pela Lei Estadual n°16021/2008, regulamentada pela Resolução nº 211/2014 – 007/2015 SEDS e Financiada pela Deliberação nº 87/2014 CEDCA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), no valor de R$ 210.

O projeto Agentes da Cidadania visa oportunizar a participação social e cidadã dos adolescentes e jovens, com idade entre 14 e 18 anos incompletos, que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social e favorecer sua inclusão sociocultural.

A proposta pedagógica está baseada na cidadania, na convivência e na formação, e tem como objetivo possibilitar aos adolescentes e jovens a produção e o acesso aos bens culturais e artísticos, a participação em atividades esportivas e o desenvolvimento de ações que favoreçam a sua formação pessoal, profissional e política.

Para seleção do jovem é levado em conta os seguintes itens:

  • Interesse do adolescente;
  • Apresentar proposta de atuação
  • Estar matriculado em sistema de Ensino;
  • Renda familiar per capita menor ou igual a um salário mínimo.

Permanência: até 2 anos

  • 10 horas por semana;
  • Frequência escolar;
  • Ter avaliação mensal com resultados satisfatórios;
  • Não praticar ato infracional

O adolescente deverá empregar 10 horas semanais no planejamento, execução, elaboração de relatórios e atividades de convivência e formação para cidadania. Precisará executar uma ação e não apenas participar de uma atividade.

A família do adolescente passa por avaliação psicossocial.

Os adolescentes recebem acompanhamento permanente pelos profissionais: Marcio Nunes de Paula (assistente social) e servidores designados e qualificados para este fim: educador físico, professor Cláudio Roberto Rossi, educador social, Auriérico dos Santos da Silva e auxiliar social, professora Sirlane Fátima de Andrade, além de todos os colaboradores do CCJ.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba